Apesar de estar se dedicando mais a sua porção autora, escrevendo novela (coautora de Flor do Caribe) e até samba-enredo (Vila Isabel), Suzana Pires não abandonou a versão atriz. Ela volta ao cinema com a personagem Ana Terra, do filme O tempo e o vento, dirigido por Jayme Monjardim. O filme estreia no dia 27 nos cinemas.
“Foi a personagem mais difícil que já fiz. O sonho de toda atriz”, diz ela que na preparação teve que engordar 7kg para viver a personagem, e se submeter a sessões de maquiagem e efeitos com luzes para parecer mais velha.
O filme baseado na obra O Continente, de Érico Veríssimo conta a história das famílias rivais Terra Cambará e Amaral durante 150 anos, desde as missões até o início do século XIX. Retrata também a formação do Rio Grande do Sul e a povoação e demarcação das fronteiras do território brasileiro durante as guerras entre as coroas portuguesa e espanhola.
Após as filmagens, Suzana livrou-se dos quilinhos a mais da personagem e já está pronta para mais trabalho. “É impressionante, porque minha cabeça não para. Parece que quanto mais trabalho tenho, mais quero trabalhar”, diz. Suzana já tem até o projeto. Ela quer transformar em livro a experiência de escrever, produzir e atuar no monólogo De Perto, Ela Não É Normal.