A cantora escocesa Susan Boyle, que ganhou fama mundial há poucas semanas, perdeu o trono de maior talento britânico do ano para o Diversity (Diversidade). O grupo de street dance, formado por garotos de Essex, bateu a favorita diante de uma plateia surpresa que lotava o auditório do programa de TV Britain’s Got Talent no sábado. Nitidamente desapontada, Susan ainda manteve a calma e até brincou no palco.

continua após a publicidade

Ao ser consultada pelos apresentadores do programa sobre como se sentia diante da derrota, Susan limitou-se a dizer: “Sinto-me como se o Diversity tivesse ganho. Eles são divertidos. E disso é feito o show business.” A decepção da plateia era nítida. Pouco mais de uma hora antes, o próprio júri havia afirmado que a seu ver era Susan quem merecia ganhar. “Ela teve a coragem de voltar ao palco e encarar os que a criticaram. Venceu, sim”, acrescentou Cowelo.

No entanto, não foi isso que 20 milhões de espectadores que assistiram ao vivo, e votaram, pensaram. Os votantes que acompanharam com exclusividade a final 2009, não exibida no Brasil, preferiram os garotos de Essex. “Nem sei o que dizer. Ainda estou sonhando. Vou acordar já já”, disse o líder do grupo, Ashley Banjo, que, como prêmio, leva para casa 100 mil libras e a oportunidade de se apresentar para a rainha.

Mas quem são os garotos que desbancaram Susan? Formado em 2007 por três grupos de irmãos (e três membros avulsos), o Diversity tem 11 dançarinos, jovens de 12 a 25 anos que cresceram no subúrbio de Essex, zona leste londrina. O grupo venceu o campeonato inglês de street dance e apresentou no sábado uma coreografia inspirada no filme Transformers.

continua após a publicidade