O suíço Peter Zumthor, aclamado pelo ambicioso trabalho de artesão que aplica a trabalhos de pequena escala, venceu neste domingo (12) o Prêmio Pritzker de Arquitetura de 2009. Zumthor passa agora a fazer parte de uma lista que inclui Jean Nouvel, Frank Gehry, Zaha Hadid e os brasileiros Oscar Niemeyer e Paulo Mendes da Rocha.
O suíço recebeu o maior prêmio da arquitetura mundial em reconhecimento aos seus trabalhos variados, que incluem capelas, museus, casas de repouso e um complexo de termas.
O júri, formado por arquitetos, acadêmicos, escritores e designers, elogiou Zumthor pelas estruturas atemporais que se inspiram nas culturas nas quais são construídas, e que mostram respeito pelos ambientes que as cercam. “Seus prédios têm uma presença dominante… E nos mostram repetidamente que a modéstia na abordagem e a ousadia no resultado geral não são mutuamente exclusivas”, escreveram os jurados.
Zumthor, de 65 anos, contrasta com “arquitetos-celebridade”, que viajam o mundo realizando projetos chamativos em grandes metrópoles. Ele mantém uma pequena equipe no seu estúdio na cidadezinha suíça de Haldenstein, costuma recusar projetos encomendados e supervisiona seus trabalhos da concepção à conclusão.