continua após a publicidade

Rio – Depois de ficar quase 40 horas retido em aeroporto de São Paulo, o guitarrista americano Stanley Jordan ganhou permissão para permanecer oito dias no Brasil, sem passaporte. Destaque na programação do Festival Jazz & Blues, na cidade de Guaramiranga, no Ceará, o músico seguiu para Fortaleza às 21h desta segunda-feira. A apresentação, que seria no domingo, foi adiada para terça. Jordan foi detido na manhã do domingo de Carnaval no Aeroporto Internacional de Guarulhos. Segundo a produção dos shows de Jordan no Brasil, o músico chegou ao país sem passaporte e foi detido pela Polícia Federal.

De acordo com o empresário paulista Stênio Matos, responsável pela vinda de Stanley Jordan para o show no Festival de Guaramiranga e para outros concertos no país, o passaporte do músico teria sido extraviado em uma escala do vôo ainda em Dallas, EUA.

O seu empresário negou que tenha havido qualquer outro motivo para a detenção de Jordan, como problemas com agentes da Polícia Federal ou irregularidades no visto de trabalho do músico, que constantemente se apresenta no Brasil. "O que houve foi que ele chegou sem passaporte, nada mais. Não é culpa de ninguém, nem dele mesmo, nem problema com visto de trabalho."

continua após a publicidade

O empresário afirmou que, após ter tomado diversas providências para tentar uma solução quanto ao caso, recebeu na tarde de anteontem confirmação da emissão de um novo passaporte, pelo Consulado Americano no Brasil.

– Stanley estava em uma salinha, só com um computador, e dormindo em cadeiras. O máximo que consegui foi autorização para um funcionário meu levar alimentação -criticou Stênio. – Mesmo assim, ele está bem e quer muito fazer o show. Quando ameaçaram deportá-lo, ele bateu o pé e disse que tinha que cumprir seu compromisso profissional.

continua após a publicidade

A produção do Festival de Jazz & Blues de Guaramiranga decidiu pelo adiamento do show de Stanley Jordan, marcado para a meia-noite de anteontem.

"É uma situação inédita para nós, em muitos anos trabalhando com produção. Tentamos resolver da melhor forma, remarcando o show e garantindo o direito de quem comprou ingresso de assistir ao show, ou ser reembolsado – explicou Maria Amélia Mamede, da Via de Comunicação, empresa promotora do evento".

As pessoas que já haviam adquirido o ingresso para o show de Stanley Jordan poderiam assistir na noite de anteontem, sem custo adicional, aos shows do bandolinista e violonista Carlinhos Patriolino e da banda de jazz e blues dos meninos da Fundação Casa Grande.

Um dos maiores guitarristas de todos os tempos, Stanley Jordan é mundialmente reconhecido pela excelência na técnica de two-hand-tapping, tocando a guitarra com duas mãos no braço do instrumento ao mesmo tempo, segundo o músico, inspirada na forma de tocar piano. Em janeiro de 2004, ele fez, no Centro de Convenções Edson Queiroz, de Fortaleza, o show de lançamento do Festival de Guaramiranga daquele ano. Por ocasião da visita à capital cearense, ministrou um workshop e visitou hospitais e entidades beneficentes, trabalhando com crianças técnicas de terapia musical, às quais se dedica há vários anos. Este mês, Jordan tem outra apresentação marcada para Fortaleza, no próximo dia 13, no tradicional Theatro José de Alencar.