Sonoridade e criatividade na Oficina de Música

O lirismo do piano, a força da guitarra e a acústica do cajón, uma bela mistura de instrumentos e estilos musicais podem ser conferidas no Original Beto Batata durante a fase da Música Popular Brasileira da Oficina de Música de Curitiba. Embalada pela 29ª edição do evento, a programação do restaurante oferece ao público, até o final deste mês, variadas apresentações paralelas. Amanhã, às 22h30, a música ficará por conta das cantoras curitibanas Iria Braga e Juliana Cortes.

Com o espetáculo Um mundo para Dulce, Juliana Cortes traz a sonoridade e a criatividade da música latinoamericana para o público. Ela será a primeira intérprete a se apresentar em companhia dos músicos Marina Camargo, no acordeon, Marcelo Pereira, no baixo, Elizabeth Fadel no piano e Rafael Santa Cruz, no cajón. Parte do repertório é um retrato sonoro de sua infância no campo, como a interpretação da música Casinha branca (de Elpídio dos Santos) e Onde ela mora (do compositor paranaense Lápis). A outra parte será conduzida pelo acordeon da instrumentista Marina Camargo, com interpretações de tangos, milongas e chamamés. O repertório é composto de canções de Vitor Ramil, Lupicínio Rodrigues, Indioney Rodrigues e Toninho Ferreghuti, entre outros. O título do trabalho é uma homenagem à avó materna de Juliana: Dulce.

Repertório de mestres

Em seguida será a vez da cantora e atriz Iria Braga. A jovem artista traz a proposta de um espetáculo de MPB misturado a outros estilos musicais. Exemplo disso é a versão de um clássico do samba-canção Peito vazio, do mestre Cartola, numa versão de voz e guitarra acústica, ou ainda a ária erudita Habanera, de Georges Bizet numa versão para Trio (guitarra, baixo e bateria), com direito a mudança de tom. No repertório também encontramos Estrela de sal, composição de Wagner Barbosa, que foi escrita especialmente para Iria, e Baião do mato, que é uma parceria da cantora com a pianista Elizabeth Fadel. Compositores como Chico Pinheiro, Edu Lobo, Alessandro Kramer, Paulo César Pinheiro, Luciana Souza, Joyce, Henri Salvador, entre outros, fazem parte do repertório. O trio que a acompanha é formado por parceiros de longa data: Dênis Mariano na bateria, Oliver Pellet na guitarra e Sandro Nascimento no baixo.

Serviço

Show de Juliana Cortes e Iria Braga. Amanhã, às 22h30, no Original Beto Batata (Rua Professor Brandão, 678, Alto da XV). Entrada franca.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna