Crianças que começam a estudar piano podem contar com mais um recurso didático e pedagógico. Trata-se do songbook Meu primeiro álbum de piano solo, que traz quatorze composições da escritora e cantora Dulce Auriemo e arranjos do músico Amilton Godoy, que é pianista do conjunto instrumental Zimbo Trio. Lançado pela D.A. Produções Artísticas, a obra conquistou o segundo lugar na 51ª edição do Prêmio Jabuti, na categoria Didático e paradidático.

continua após a publicidade

“O prêmio traz um maior reconhecimento a nossa obra e foi com muito orgulho que o recebemos. Fomos avaliados por uma comissão que prestigiou a qualidade literária do trabalho. Por isso, o Jabuti coloca o songbook em altíssimo nível”, comenta Dulce.

As canções que compõe o songbook foram inspiradas em personagens do projeto musical infantil Espantaxim e o castelinho mágico (www.espantaxim.com.br), desenvolvido por Dulce desde o ano de 2002.

Segundo Amilton, elas foram classificadas por grau de dificuldade crescente, de um a quatro, permitindo que as crianças se desenvolvam no estudo do piano. A classificação é indicada através de uma estrelinha, a personagem Luzinha de Prata.

continua após a publicidade

“O songbook dá aos estudantes a possibilidade de, aos poucos, irem desenvolvendo sua musicalidade e aumentando sua capacidade instrumental. É uma obra infantil, destinada às crianças que estão começando a tocar piano”, diz Amilton, que também é responsável pelo Centro Livre de Aprendizagem Musical, que fica em São Paulo.

A edição é bilíngüe, sendo que as músicas podem ser cantadas em português e inglês. O projeto gráfico é da Graphic Designers, as ilustrações são assinadas por Gilmar de Godoy, a tradução é de Chris Iddings e as partituras digitalizadas foram feitas por Débora de Aquino. O songbook está sendo comercializado por R$ 58,00 em livrarias e pelo site www.espantaxim.com.br.

continua após a publicidade

Próximos lançamentos

Dulce está sempre criando. A compositora diz que prepara várias obras para serem lançadas no primeiro semestre de 2010, durante a Bienal do Livro, em São Paulo. São elas: Makiko & Tatuiuiu os guardiões da natureza, livro ecológico, cujos dois personagens centrais são percussionistas; Princesa morena, feita em homenagem à neta Luísa; um romance infantil, cujo título e enredo mantém em segredo; e dois títulos da Coleção dos Bebês: ABC de espantaxim e As cores do espantaxim.