Com apenas três anos de existência, o trio de cordas Solistas Interarte já quebrou recordes em números absolutos de apresentações ao vivo e, em 2005, promete continuar sua brilhante trajetória junto ao público brasileiro. Após a turnê comemorativa dos 50 anos da Petrobras, que ocorreu entre setembro de 2003 e maio de 2004, o grupo ganha novamente as estradas do Brasil, ora apresentando-se nas melhores salas de concerto das capitais, ora em localidades tão remotas como Urucu (AM) ou em plataformas de petróleo em pleno alto-mar.
A nova grande temporada dos Solistas Interarte retorna a algumas das cidades já visitadas e realiza sua estréia em outras localidades, expandindo ainda mais a proposta musical inovadora do grupo: a desmistificação da música clássica instrumental, através da execução de programas que reúnem, no decorrer de um curto período, obras dos maiores representantes da música mundial e brasileira. Já estão previstas apresentações em metrópoles como São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Brasília, além das cidades de Mossoró e Caicó (RN), Feira de Santana e Juazeiro (BA), entre outras.
Ao interpretar obras de Brahms, Ernesto Nazareth, Bach, Milton Nascimento, Mozart e Luiz Gonzaga, entre outros, os Solistas Interarte provam, na prática, que a música não deve mesmo ter adjetivos. Popular, erudita ou clássica, as músicas são, de fato, os dois lados da mesma moeda, em melodias capazes de encantar por séculos públicos de todas as idades.
Somem-se a isso as parcerias estabelecidas entre o trio de cordas e músicos renomados como Nelson Ayres (que assina os arranjos exclusivos feitos para as obras populares), Ney Fialkow, Emmanuel Strosser (França), Cláudio Cruz e Sergio Melardi, entre outros, e o resultado são concertos inesquecíveis e música de alta qualidade, feita entre amigos especialmente para o público de todo o Brasil.
Na ultima parte da nova temporada patrocinada pela Petrobras, o trio retorna a Curitiba, hoje, no Teatro Guaíra – Auditório Salvador de Ferrante. Os Solistas Interarte (Pablo de León, violino; Horácio Schaefer, viola; e Roberto Ring, violoncelo) recebem como músicos convidados Emmanuel Strosser (piano – França) e Nelson Ayres (piano e arranjos).
Apresentando-se pela terceira vez na cidade, o grupo agora oferece um programa renovado, trio para piano e cordas de Haydn e um novo quarteto de Brahms, ao lado de peças de Tom Jobim, Ernesto Nazareth, além de composições de Nelson Ayres e o novíssimo arranjo da Fuga 9 de Astor Piazzolla.
Serviço:
Auditório Salvador de Ferrante – Guairinha, Rua XV de Novembro, 971, Curitiba.
Entrada franca.