Divulgação |
Bom humor é a saída para vários problemas. continua após a publicidade |
Na véspera do aniversáriode oito anos, o Espaço Cultural Beto Batata (R. Professor Brandão, 678) apresenta a exposição Solda?s e Rettalhos que, como o nome já revela, traz a produção recente dos artistas Solda e Rettamozo que estão mostrando, respectivamente, cartuns e pinturas sobre jornal. Em comum, nos dois, está a liberdade temática e o bom humor como saída para qualquer problema. A exposição tem entrada franca e permanece aberta até o final de abril.
O artista Luiz Rettamozo conta que nesta exposição vai apresentar pinturas sobre folhas de jornal e explica que a idéia é promover o encontro da arte com a notícia: ?Na prática ela funciona da seguinte maneira: primeiro é preciso abrir os espaços no jornal, limpando com negro as áreas ocupadas por fotos, ilustrações, tabelas e propagandas… enfim tudo que não é matéria. Depois faço minhas próprias intervenções?. Retta, como é chamado pelos amigos, esclarece ainda que a preferência é sempre pelo caderno de Economia. ?Acredito que dinheiro faz dinheiro e as obras estarão à venda!?.
O cartunista Solda é o responsável pela mostra ?alguém tinha que organizar a dupla e criar o trocadilho da exposição?, comenta. No espaço cultural Solda apresenta ?umas dezenas? de cartuns originais, a maioria já publicados na imprensa. Os temas são diversos e escancaram sempre de forma bem-humorada as crises nacionais e internacionais. Luiz Antonio Solda é paulista de Itararé, cartunista, poeta, publicitário reformado, fundador da Academia Paranaense de Letraset, nefelibata, taquifágico, soníloquo e taxidermista nas horas de folga. Há mais de 40 anos tenta viver em Curitiba. É cartunista, ?mas é limpinho?; artista prático, detesta performances e acha que quem se explica demais já perdeu o caminho. Mantém na internet o blog Solda Cáustico: www.cartunistasolda.blogspost.com.
Serviço
Solda?s e Rettalhos; Espaço Cultural Beto Batata (Rua Professor Brandão, 678). Informações: (41) 3262-0840. A mostra permanece até o dia 31 de abril. Horário de visitação: diariamente das 11 às 24h.