O Solar do Rosário lança, hoje, às 11h, o quinto volume da publicação Pintores Contemporâneos do Paraná. Na capa, uma mão com cinco dedos representa a ferramenta de trabalho dos criadores, além de simbolizar o desafio da diretora do Solar, Regina Casillo, em concluir o projeto de lançar uma coleção de cinco volumes que registrasse os principais nomes da pintura do Paraná. A edição contou com patrocíno de empresas do Estado, através da Lei Rouanet.
?Tínhamos um objetivo ousado, de editar um livro a cada ano para apresentar ao público a arte e os artistas do Estado. A cada livro lançado, experimentamos a sensação de que crescemos culturalmente. Abrimos espaço para artistas genuínos, ainda não consagrados, e os colocamos, com a mesma dignidade, ao lado de artistas não menos genuínos, mas já de grande notoriedade? – comemora Regina Casillo.
Como em uma exposição coletiva, a publicação abre espaço para que cada artista possa expor um resumo de suas obras em belas fotografias coloridas, acompanhadas de textos de críticos (traduzidos para o inglês), que comentam obra e trajetória de cada homenageado. Na edição, de 125 páginas, estão presentes os artistas Dani Henning, Juliane Fuganti, Leon Bosko, Malu Brandão, Mari Inês Piekas, Paulo Gambús, Rones Dumke, Sady, Sofia Dyminski e Toni Razera.
?Contamos com a sensibilidade das empresas do Estado para patrocinar. São empresas sérias e de visão que têm a cultura de reconhecer que, utilizando a renúncia fiscal, podem trazer distinção para sua marca? – lembra a diretora do Solar. Participam do patrocínio as empresas Trütz-schuler Indústria e Comércio de Máquinas Ltda., Brafer Construções Metálicas S/A, WHB Componentes Automotivos Ltda., Roca Brasil S/A, Incepa Revestimentos Cerâmicos Ltda., e Companhia Providência Indústria e Comércio.