Sobre tempos fechados trata de lembranças e fantasias de um homem (Luiz Carlos Pazello) que vive trancado há mais de 20 anos em sua casa em Curitiba. Permeiam constantemente seus pensamentos as figuras acolhedora e opressora da mãe (Rosana Stavis) e da única mulher amada (Ludmila Nascarella). A peça busca retratar as relações do homem curitibano com a cidade, seu clima, seus outros habitantes e consigo próprio.
O espetáculo é o segundo a participar do Programa de Fomento ao Teatro Novelas Curitibanas, que visa tornar o novo espaço teatral curitibano num local de referência das artes cênicas na cidade. Com texto e direção de Marcos Damaceno, a montagem tem como foco principal o tratamento do texto nas vozes dos atores, seguindo a mesma linguagem de Sonho de outono (destaque no último Festival de Teatro de Curitiba) e Psicose 4h48, espetáculos anteriores da companhia, com diferencial de que Sobre tempos fechados segue mais pelo formato narrativo do que dramático. São contos que giram em torno da memória, escritos especialmente para serem apresentados num teatro que leva o nome de Novelas Curitibanas.
?É uma peça sobre a cidade e é um espetáculo onde o que realmente importa são o texto e o desempenho dos atores. Na contramão dos espetáculos teatrais contemporâneos, que caminham sobre efeitos grandiosos e passeiam por outras vertentes artísticas, como o cinema e as artes plásticas, priorizamos em Sobre tempos fechados uma montagem concisa, focada na palavra?, diz Damaceno.
Além dos atores renomados da cena teatral curitibana, outro trunfo da montagem é a participação dos músicos Edith de Camargo e Marcelo Torrone (do grupo Wandula) executando ao vivo músicas compostas especialmente para o espetáculo.
Também é valorizado na montagem o estabelecimento de relações mais intimistas entre os atores e a platéia, favorecida pelo local da apresentação, a sala da antiga casa que abriga hoje o Teatro Novelas Curitibanas.
Serviço
Sobre tempos fechados. Estréia amanhã, às 21h. Temporada: de quarta a sábado às 21h, domingo às 20h. Teatro Novelas Curitibanas. Capacidade 50 lugares.