O concerto que a Orquestra Sinfônica do Paraná apresenta amanhã, no grande auditório do Teatro Guaíra, terá um repertório apropriado com a sessão matinal. Serão executadas peças extremamente melódicas, segundo afirma o regente Luís Gustavo Petri. ?Quem vier será inundado de melodias maravilhosas, de músicas muito expressivas?. A sessão começa às 10h30, com ingressos a R$ 5,00.

continua após a publicidade

O espetáculo inicia com o Episódio Sinfônico, de Francisco Braga. Na seqüência vem o Concerto para Piano e Orquestra em La Menor, op. 54, de Robert Schumann, com solo de Elsa Guevara, e a Sinfonia n.º 8 em Sol Maior, op. 88, de Antonin Dvorak. As obras datadas do século 19 têm como particularidade a leveza melódica para quem ouve, porém exigindo concentração de quem executa, especialmente na peça de Schumann.

 Explica o maestro Petri que o Episódio Sinfônico é como se fosse um intermezzo ?são duas melodias, uma forma de canção bem simples. Começa com melodia dos violoncelos, bastante expressiva, depois a orquestra vai se juntando até chegar num momento intermediário que é uma segunda melodia e volta para a primeira. O Concerto para Piano e Orquestra em La Menor, op. 54, nasceu para ser originalmente uma fantasia. Schumann decidira-se por uma peça única para piano e orquestra, mas esse conceito era avançado demais para a época e não foi bem aceito. Sua esposa, Clara Schumann, a quem a peça foi dedicada, pediu a ele para transformá-la em concerto. É um dos concertos do repertório romântico mais executados. Como todas as obras de Schumann, é exigido muito do pianista, da mesma forma como exige-se o entrosamento da orquestra com o solista. ?A atenção tem que ser redobrada, especialmente no terceiro movimento?, conta o maestro.

Serviço – Orquestra Sinfônica do Paraná. Concerto sob regência de Luís Gustavo Petri reúne obras de Francisco Braga (Episódio Sinfônico), Robert Schumann (Concerto para Piano e Orquestra em La Menor, op. 54), com solo de Elsa Guevara; Antonin Dvorak (Sinfonia n.º 8 em Sol Maior, op. 88). Dia 17, às 10h30, no Guairão. Ingressos: R$ 5,00 (preço único).

continua após a publicidade