Amanhã às 10h30, no Guairão, a Orquestra Sinfônica do Paraná realiza um concerto especial. Ele será dedicado ?aos namorados, aos que foram e aos que serão namorados?, sublinha o maestro Alessandro Sangiorgi, deixando claro que a homenagem é extensiva a todos. O repertório é marcado pela leveza e alegria das músicas de George Gershwin (Abertura cubana e Um americano em Paris) e Ernani Aguiar (Sinfonietta Seconda – carnevale).
O maestro explica que Abertura cubana, como diz o nome, utiliza-se de vários ritmos cubanos. ?É bem intensa, especialmente na percussão, diz. Por sua vez Um americano em Paris é um poema sinfônico ambientado nos feéricos anos de 1930, que mostra um cidadão americano vagando pela cidade francesa.
A segunda parte do concerto será ocupada pela Sinfonietta Seconda Carnevale, de Ernani Aguiar. Uma curiosidade: a música fez sua estréia mundial na Alemanha, foi batizada com título em italiano, mas os quatro movimentos destacam o colorido brasileiro. Ao primeiro movimento, samba, seguem-se frevo, marcha rancho e escola de samba.
Em escola de samba o autor pede a participação de um coral – que é a própria platéia.
Serviço: Concerto da Orquestra Sinfônica do Paraná em homenagem ao Dia dos Namorados. No programa: Abertura cubana e Um americano em Paris, de George Gershwin; Sinfonietta Seconda Carnevale, de Ernani Aguiar. Domingo, 11, às 10h30, no Guairão.
Ingressos: R$ 10,00.