Sob a regência de Lígia Amadio, primeira mulher a ser premiada em 30 anos de existência de um dos mais importantes concursos internacionais de regência – o Tokyo International Music Competition for Conducting, a Orquestra Sinfônica do Paraná vai tocar Abertura Coriolano, Sinfonia nº: 8, de Beethoven; e Concerto para Oboé e Orquestra, de Mozart, que terá Paulo Barreto como solista. Barreto é integrante da orquestra e ocupa o cargo de primeiro oboé solista desde 1989.

Coriolano foi escrito em 1807, um ano após Beethoven escrever Leonore III e pertence ao mesmo período do Quarto Concerto para Piano, do Concerto para Violino e do Quarteto de Cordas Razumovsky. A obra foi escrita para servir de abertura a uma tragédia do mesmo nome, do poeta Heinrich-Joseph von Collin, baseada na vida dos ilustres homens gregos e romanos do dramaturgo romano Plutarco. A primeira apresentação foi no mesmo ano (1807) em Viena, e possui uma estrutura semelhante ao que os especialistas chamam hoje de Poema Sinfônico.

Ligia Amadio – Com uma carreira internacional que se estende por Europa, Ásia e América, desde 1996 Ligia Amadio é regente titular da Orquestra Sinfônica Nacional, indicada por eleição de seus integrantes.

Paulo Barreto – Primeiro oboé solista da Orquestra Sinfônica do Paraná desde 1989, Barreto concluiu seus estudos na Escola de Música e Belas Artes do Paraná, e especializou-se na Alemanha (Berlim) como bolsista do governo alemão (DAAD) de 1995 a 1999.

Serviço:

Concerto da Orquestra Sinfônica do Paraná

Local: Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto (Guairão)

Dia: 9 domingo – às 10h30

Regência: Lígia Amadio

Solista: Paulo Barreto

Programa:

Ludwig van Beethoven -Abertura Coriolano, e Sinfonia n.º 8 (Allegro vivace e com brio, Alegrote scherzando, Tempo di Menuetto, Allegro vivace).

Wolfgang Amadeus Mozart: Concerto para Oboé e Orquestra em Dó maior (Allegro aperto, Andante ma non tropo, Rondo – Allegretto).

Ingressos: R$ 10,00 (preço único) Telefones: 304-7924/7927/7948

continua após a publicidade

continua após a publicidade