A Orquestra Sinfônica do Paraná, sob a regência do maestro Alessandro Sangiorgi, fará hoje um concerto de Páscoa com a obra Stabat Mater, de Gioachino Rossini. Os solistas convidados serão Adélia Issa (soprano), Ednéia Oliveira (mezzo-soprano), Marcos Lisemberg (tenor) e José Galissa (baixo). A apresentação começará às 20h30, no Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto (Guairão), e terá a participação do Coro Nova Philarmonia. Na segunda parte do programa será apresentada Kyrie in d, uma das composições da Missa Solemnis (Missa Solene), de Wolfgang Amadeus Mozart, em homenagem aos 250 anos de nascimento do compositor austríaco. Ingressos R$ 10,00.
Stabat Matter é uma das principais obras de Rossini e a que, provavelmente, levou maior tempo para ser concluída: cerca de 10 anos. Ela começou a ser escrita em 1832, na Espanha, a pedido do prelado de Madri, Manuel Fernández Varela. Porém, vitimado por uma forte crise de dores lombares, o italiano passou a seu aluno, Giovani Tadolini, a missão de concluí-la dentro do prazo previsto.
A estréia aconteceu no mesmo ano em Madri, mas a versão definitiva de Stabat Mater, como queria Rossini e que seria aclamada em todo o mundo, aconteceu num concerto em Paris, em 7 de janeiro de 1842.
O título Stabat Mater (Estava a mãe) corresponde às duas primeiras palavras de um longo poema medieval que narra a angústia de Maria ao ver o filho crucificado. Não se sabe exatamente de quem é a autoria do poema. Acredita-se que seja de Jacopo de Benedetti, conhecido como Jacopone da Todi, mas algumas hipóteses apontam para o Papa Inocêncio III.
Além de Rossini, outros compositores musicaram este texto, entre eles Giovanni Battista Pergolesi, Antonín Dvorák, Krzysztof Penderecki e Karol Szymanowski. Foi uma das últimas composições de Giuseppe Verdi, com suas Quattro Pezzi Sacri (1898).
Rossini
Gioachino Rossini nasceu em Pesaro, Itália, em fevereiro de 1792 e faleceu na cidade francesa de Passy, em novembro de 1868. Gozou de fama e prestígio popular durante toda a sua vida. Filho de um casal de músicos – o pai era trompista e a mãe cantora -seu talento surgiu já nos primeiros anos de vida. Cantava bem e tocava trompa. Antes de chegar à adolescência, subiu ao palco cantando em pelo menos uma ópera em Bolonha.
Nesta cidade fez seus primeiros estudos musicais e deu início à carreira de compositor operístico aos 18 anos, quando escreveu uma obra de um único ato. Passou a ser reconhecido internacionalmente aos 21 anos de idade, quando escreveu suas primeiras óperas para diferentes teatros. Rossini criou um estilo pessoal reformulando os parâmetros da ópera e técnicas de canto e estilo melódico. Com ele novos termos surgiram e o compositor operístico ganhou uma significação mais individualizada.
Reverência à genialidade de Mozart
Neste ano, 2006, o mundo todo reverencia a memória de Mozart pelos 250 anos de seu nascimento, em Salzburg, na Áustria. Apesar de gasta e usada indevidamente, a palavra ?gênio?? é a mais exata para defini-lo. Neste concerto, assim como outros que virão, Mozart está presente com a inclusão de Kyrie in d.
A origem da obra é incerta. Tendo em vista a presença de clarinetes, acredita-se que provavelmente tenha sido composta entre 1780 e 1781 em Munique ou Salzburg, período em que utilizou esses instrumentos na ópera Idomeneo. Há também especulações que tenha sido escrita no final de sua vida, e que este movimento integraria uma grande Missa Solemnis. Nas edições originais existem anotações como Wien 1787-1791??, dando pistas que a obra poderia ter sido escrita neste período.