No Teatro Sesc da Esquina, às 19h de sábado (14), a Sinfonética Comunitária Flutuante promove uma apresentação, cujos principais ingredientes são talento e improvisação. O espetáculo, que integra a programação da Oficina de Música de Curitiba, faz com que músicos e platéia compartilhem o inesperado, num show em que a formação do grupo e o repertório a ser executado somente serão conhecidos quando as cortinas abrirem-se.
A Sinfonética mantém-se fiel à proposta de transcender o conceito de grupo musical, transformando-se numa experiência sócio-musical. Tudo começou em outubro de 2001, quando o instrumentista, compositor e professor paranaense Glauco Sölter distribuiu para 45 músicos, em Curitiba, cerca de 30 partituras de obras brasileiras para vários tipos de instrumentos. Estabeleceu-se, então, que aqueles músicos participariam periodicamente de reuniões em um dos bares da cidade.
A iniciativa ganhou o criativo nome de Sinfonética (Sinfônica Patética) Comunitária (todos podem participar) Flutuante (pode mudar o ponto de encontro). Após um ano de atividades, já tinham passado pela Sinfonética mais de 70 músicos, nas mais diversas formações com diferentes instrumentos. Jovens talentos que encontraram espaço para amadurecer seus conhecimentos, ao lado de profissionais experientes.
O repertório da Sinfonética é dos mais inspirados, reunindo obras dos grandes mestres da música brasileira de todos os tempos, entre eles Hermeto Pascoal, Egberto Gismonti, Edu Lobo, Tom Jobim, Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Toninho Horta, Laércio de Freitas e Waltel Branco, além de composições de músicos locais. O objetivo principal do grupo é divulgar e experimentar a riquíssima e pouco explorada produção musical do Brasil.
Em 2002, a Sinfonética gravou seu primeiro CD, reunindo 20 músicos que executaram composições de integrantes do grupo, além de homenagens a grandes instrumentistas brasileiros, entre eles Hermeto Pascoal. Também tem realizado apresentações em Curitiba e outras cidades paranaenses, alternando temporadas em bares curitibanos e nos teatros Sesc da Esquina e Guaíra, além de participações em festivais de música.
Desde o início de 2004, a Sinfonética realiza show mensal no Conservatório de MPB de Curitiba. Os espetáculos contam sempre com músicos que integram o grupo, completando-se com artistas convidados a conhecer essa inovadora experiência musical.
Serviço:
24ª Oficina de Música de Curitiba
Espetáculo da Sinfonética Comunitária Flutuante
Dia 14.01.06 (sábado), às 19h
Teatro Sesc da Esquina (Rua Visconde do Rio Branco, 969)
Ingresso: R$ 10,00
Ingresso solidário: R$ 5,00 mais uma lata de leite em pó ou 1 kg de alimento não perecível