Sílvia Novaes lança livro de poesia

Dona de casa, professora e poetisa, a mineira Sílvia Novaes Fernandes lança seu primeiro livro de poesias nas Livrarias Curitiba (Shopping Barigüi), na próxima terça-feira, dia 22 de março, às 19h.

Em Um pouco de mim, a mineira de nascimento, mas paranaense por adoção, deixa claro seu estilo simples e direto de escrever. Sua poesia é escrita com inspiração na própria experiência de vida. Em cada poema, a obra mostra emoção e sentimento misturados nos versos que contam sua história, ousadia, tristezas e feminilidade, como em: ?No palco iluminado da vida a atriz sou eu. Os canhões de luz iluminam por dentro, até o âmago, mostrando as feridas doídas, o sonho morreu. Vem o som de um clarim alto, até ferir e levar a platéia a sentir, viver, um pouco de mim?. Em meio à literatura rápida de seus versos, um recurso utilizado pela autora é o ?jogo de palavras? que ilustra sua criação – quando utiliza uma palavra mais de uma vez em uma estrofe, mas com significados distintos, o sentido do poema cresce, mostrando ao leitor a sua objetividade. Segundo Sílvia, Um pouco de mim é como se fosse um filho. Ela passou quase vinte anos escrevendo a obra. ?Muitas pessoas podem se identificar com os poemas, já que todos passam por situações semelhantes na vida?, declarou. Sobre o processo de criação, a autora conta que sua inspiração vem de súbito. ?Já aconteceu de eu estar dirigindo, pensar em alguma coisa e de repente ela já estava lá, pronta para ser escrita?, contou Sílvia referindo-se à poesia. Após dois anos na fila de espera da Fundação Cultural de Curitiba, a autora lançará o livro com o apoio da Lei de Incentivo à Cultura.

Sílvia Novaes é natural de Machado (MG), e tomou gosto pela leitura desde cedo, com seus pais. ?Com dez anos eu já era leitora assídua de romances. Passava horas na biblioteca da minha família?, lembra. Segundo ela, toda sua vida esteve entrelaçada com os livros, e daqui em diante essa relação só irá se estreitar cada vez mais. A poetisa já tem novos projetos em mente e por enquanto adianta que logo virá um novo livro de poesia. ?Só que nesse livro vou usar o estilo ?Hai cai? (estilo de poesia japonesa do século 17 trazida pelos imigrantes japoneses no início do séculos 20), pelo menos em metade do livro?, adiantou a autora.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo