Pelo segundo ano consecutivo, o Bicicletário Livre no Bosque de Sofia, no Centro Cívico, testemunhará a grande virada cultural curitibana. O evento faz parte da Corrente Cultural, que terá início neste sábado (5). Durante uma semana (de 5 a 12 de novembro), o bicicletário será palco de shows e oficinas com alguns dos melhores artistas da cidade. Todas as atividades promovidas são gratuitas e abertas para toda a família.
Os shows no palco do bicicletário acontecerão neste sábado (5) e domingo (6), das 15h às 19h, durante a Virada Cultural. As oficinas seguirão até o dia 12, abordando temas relevantes como a educação sócio-ambiental, o trabalho em equipe e o conhecimento corporal.
Serão dez shows no palco do bicicletário, com artistas que participam ativamente da cena local. No sábado (5), vão se apresentar os grupos são: Manchinha Trio (15h), Serenô Sambas e Afins (15h50), Jana Fellini (16h40), Molungo (17h30) e Felixbravo (18h30). Já no domingo (6), será a vez das bandas Nego Mundo (15h), MUV (15h50), Locomotiva Duben (16h40), Universo em Verso Livre (17h30) e Real Coletivo (18h20).
Oficinas
As oficinas terão início na quarta-feira (dia 9) com o artista plástico Fernando Rosenbaum, que mostrará, em uma oficina de criatividade ao ar livre, como fazer uma cabana utilizando materiais recicláveis. O objetivo é desenvolver a criatividade lúdica e o trabalho coletivo. Uma oficina semelhante foi desenvolvida em janeiro de 2011, quando foi construído um barco pirata a partir de galões de água.
A quinta-feira (10) está reservada para a arte-educadora Juliana Luz. A oficina realizada pela artista ensinará como criar móbiles a partir de materiais recicláveis, buscando novas formas de utilizar estes materiais. Assim, o “lixo que não é lixo” se transforma em “objetos de pendurar”. Além da parte prática, a oficina também estimula reflexões sobre o consumo e a geração de lixo no planeta.
Na sexta-feira (11), é o dia para pais e filhos conhecerem um pouco mais sobre a prática de yoga. A oficina será ministrada para as famílias pelos renomados instrutores Goura Nataraj e Elenice Guimarães e promove a conscientização corporal e afetiva através da prática milenar ayurvedica.
Finalmente, dia 12, sábado, a artista Patrícia Valverde irá ministrar uma oficina sobre instalação e produção de um varal de poesia. O objetivo é incentivar a produção auto-referencial através da escrita em suporte portátil e resistente como trapos de tecidos ou panos a serem expostos no varal.
Serviço:
Corrente Cultural no Bicicletário.
Shows: 5 e 6 de novembro, das 15h às 19h.
Oficinas: 9 a 12 de novembro, das 15h às 17h.
Bicicletário Livre do Centro Cívico – Bosque de Sofia.
Na ciclovia ao lado do Rio Belém e a Praça Nossa Senhora de Salette.
Entrada livre.