O cantor, compositor e percussionista Gustavo Proença apresenta seu show “Minha Alegria” ao lado de conceituados artistas da cena de Curitiba nesta quarta-feira (10) no Teatro José Maria Santos.

continua após a publicidade

Nesta estreia, o artista reúne um trabalho autoral resultado de pesquisas realizadas dentro do universo musical do samba e de suas vertentes. As obras possuem influências do samba rural, samba de roda do recôncavo baiano, samba de gafieira, marchinha de carnaval, bossa-nova e partido-alto cariocas, além do samba-funk paulistano da década de 60.

Para o roteiro da apresentação, o compositor selecionou músicas já consagradas pelo público local, como a canção “Mar Grande”, campeã do festival Samba do Compositor Paranaense 2010. A mistura da batida sincopada do samba do recôncavo baiano com a malandragem do carioca são os ingredientes do show que mescla sotaque curitibano com um tempero gaúcho.

No espetáculo “Minha Alegria”, Gustavo conta com a presença de Lucas Melo (violão 7 cordas), Tiago Portella (cavaquinho), Evandro Manchinha (gaita ponto), Alex Figueiredo (percussão), Denis Mariano (percussão), Priscila Pontes (voz) e Teka Simon (voz). Participações especiais estão confirmadas como de Iria Braga (voz) e Audryn Souza (trompete).

continua após a publicidade

Proença é graduado em Licenciatura em Música pela Faculdade de Artes do Paraná (FAP) e professor de Expressão Sonora da UNOESC, de Santa Catarina. Também desenvolve oficinas de construção de instrumentos musicais com material alternativo em escolas e comunidades do Paraná e Santa Catarina.

Sendo percussionista do grupo Terra Sonora e Bayaka (ambos de música étnica), Gustavo também é compositor e cantor da banda Nêgomundo (afrobeat e sambasoul). Nos últimos três anos, vem ganhando destaque como compositor e percussionista do grupo de samba, Serenô.

continua após a publicidade

Além de emprestar seu talento para estes trabalhos, Proença também é produtor musical, compõe trilhas e jingles comerciais para TVs e rádios, além de músicas para teatro e cinema. No universo do samba e afins, Proença traz em suas composições histórias descontraídas, amores, conselhos, alegrias e dores. “Da Caximba a Cachoeira”, música que fala de dois bairros de Curitiba de regiões opostas da cidade, já é cantada pelo público todos os sábados na Sociedade 13 de maio.

Serviço:

Show “Minha Alegria” com Gustavo Proença e convidados
Dia: 10 – quarta-feira, às 20h – Ingressos: R$10.
Teatro José Maria Santos (Rua Treze de Maio, nº 655 – Centro)