No sábado, dia 02 de junho, tem show do Circular Brasil em Curitiba. A partir das 21h, Quarteto Maogani de Violões e Marcos Suzano sobem ao palco do Teatro do Paiol.
O projeto Circular Brasil tem o objetivo de promover um intercâmbio cultural no cenário musical brasileiro com séries de shows de música popular brasileira instrumental. Quarteto Maogani, Grupo Jacarandá e Cláudio Menandro recebem no palco músicos ilustres como Paulo Moura, Marcos Suzano e Armandinho.
Em 2006, lançamento do projeto, as duas primeiras etapas do Circular Brasil contaram com mais de 50 shows nos quatros cantos do país, sempre sob a coordenação geral do músico Marcelo Guima.
As apresentações são realizadas, em datas alternadas, até o dia 07 de agosto em São Paulo, Curitiba, Belo Horizonte, Porto Alegre, Campinas e Recife. A idéia central do projeto, que conta com patrocinio da Petrobras, é mostrar a diversidade que a música instrumental ganha quando nela são aplicados elementos regionais. Essa é a proposta do Circular Brasil, que mescla platéia e músicos de norte a sul do país.
Quarteto Maogani
O Quarteto Maogani de Violões privilegia a música popular brasileira em seus diversos gêneros. Seu repertório vai do choro tradicional ao choro moderno, do samba à bossa-nova, da valsa ao baião e se completa com canções de grandes compositores como: Pixinguinha, Nazareth, Garoto, Baden Powell, Tom Jobim, Edu Lobo, Chico Buarque, João Donato, Hermeto Pascoal, Guinga, entre muitos outros. Formado pelos violonistas Maurício Marques, Carlos Chaves, Marcos Alves e Paulo Aragão, o Quarteto é um dos grupos instrumentais mais conceituados no cenário da música popular brasileira. Vencedor de diversos prêmio entre eles o Prêmio TIM (2005) de melhor grupo instrumental, Prêmio Rival BR de Música (2002) categoria instrumental, Prêmio Sharp (1998) categoria melhor grupo instrumetal, o Maogani trouxe à música brasileira uma nova interpretação e elaboração de arranjos inusitados, um tempero próprio que tem encantado a crítica especializada e o público em geral. Além da gravação de Maogani (1997), Cordas Cruzadas (2001) e Água de Beber – Jobim e suas fontes (2004), o Grupo tem marcado presença com participações especiais em CDs como: Canção Transparente – Olívia Hime (2004), Cine Baronesa – Guinga (2003), Songbook João Bosco – com Lenine (2003), Songbook João Bosco – com Joyce (2003), Casa de Oceano – Maria Bethânia e Simone Guimarães (2003),Ao Jacob, Seus Bandolins – Vários Artistas (2003), Minha Praia – Zé Renato (2003), Mar de Algodão – Olívia Hime (2002), Hamilton de Holanda – Hamilton de Holanda (2002), Callado, Pai dos Chorões – Vários Artistas (2002), Noturno Copacabana – Guinga (2001), Linda – Ana Martins (2001).
Marcos Suzano
Um dos percussionistas mais requisitados do cenário musical, Marcos Suzano une pesquisas eletrônicas ao seu profundo conhecimento da música afro-brasileira e o resultado é uma originalidade e destreza que levam sua assinatura sonora.
Em mais de duas décadas dedicadas à música, Suzano vem colecionando apresentações ao lado de importantes artistas como Gilberto Gil, Zizi Posse, Lenine, Marisa Monte, Joan Baez, Aquarela do Brasil, Nó em Pingo D água entre outros.
Suas idéias inovadoras que renovaram a percussão brasileira são transmitidas em aulas e workshops que Marcos Suzano ministra pelo mundo todo, em paises como Japão , EUA, Holanda , França, Dinamarca , Bélgica , Itália , além de várias cidades brasileiras.
Gravou discos solo "SAMBATOWN" (1996/97), que recebeu o Prêmio Sharp 1998, B-"FLASH" (2000) e ATARASHII, independente. Com Lenine, lançou o CD "Olho de Peixe" (1993), considerado um dos melhores CDs da década de 90. Participou também de CDs com o grupo Aquarela Carioca, Carlos Malta e Pifi Muderno, Baticum, Nó em Pingo D Agua, Paulo Moura, Grupo Ociladocê e em duo com o baterista japonês Numazawa Takashi, "Nenhuma Canção, só Música", lançado somente no Japão.
Marcos Suzano foi diretor das últimas cinco edições do Festival Percpan, um panorama anual da percussão mundial.
Serviços:
www.circularbrasil.com.br
Show do Circular Brasil com Quarteto Maogani de Violões
Participação especial de Marcos Suzano
Data: 02/06, sábado, às 21h
Local: Teatro do Paiol (225 lugares)
End: Largo Guido Viaro, s/nº
(41) 3334.1424 / 3322.1525
Censura Livre
Ingressos: R$ 5,00 (inteira), R$ 2,50 (meia)