Show de lançamento do CD Afrosambajazz no Guaíra

O melhor da música brasileira como arte é o que o público curitibano poderá conferir neste sábado quando os músicos Mario Adnet e Philippe Baden Powell trazem para o palco do Teatro Guaíra, o show de lançamento do CD Afrosambajazz (Biscoito Fino). Além dos famosos afrosambas compostos por Baden Powell – um dos maiores violonistas brasileiros de todos os tempos – o espetáculo também traz sete músicas inéditas daquele que também é considerado um dos compositores mais expressivos da música popular brasileira.

De acordo com Adnet (violão e voz), metade do show é composta por músicas originais de Powell. São os conhecidos afrosambas, compostos por Baden Powell entre meados dos anos 60 e início dos 80 e que formam um dos mais belos e impressionantes conjuntos de canções da música popular brasileira. Dentre as mais conhecidas, estão as compostas em parceria com Vinícius de Moraes como as clássicas Canto de Ossanha, Berimbau, Canto de Xangô, Lamento de Exú e Canto de Yemanjá.

Já as músicas inéditas, restauradas por Adnet e Philippe Powell (filho de Baden), ganham um arranjo especial. Dentre as novidades estão Ritmo afro (Baden em parceria com o filho Philippe) e Canto de Yansan (Baden e Ildásio Tavares). “Todas as músicas são fantásticas e dão uma ideia da magnitude da capacidade de composição do Baden”, afirma Adnet. Segundo ele, ao contrário do que era idealizado por Baden, quando o show era centrado no violão, a apresentação valoriza os arranjos e a orquestra de sopro. “É um outro ponto de vista, um outro colorido onde é salientada a questão instrumental”, conta.

Lançado há quase um ano, o CD ganha só agora uma turnê. Antes de chegar à capital paranaense, Afrosambajazz já encantou o público no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Belo Horizonte. “Tivemos casa cheia em todas as apresentações. Esperamos repetir o sucesso de público também em Curitiba”, diz Adnet.

O show Afrosambajazz é interpretado no palco pela quase todos os músicos que gravaram o CD, entre eles Marcos Nimrichter, Jorge Helder, Jurim Moreira, Armando Marçal, Jessé Sadoc, Eduardo Prado , Everson Moraes, Joana Adnet, Henrique Band, Eduardo Neves, Teco Cardoso e Antonia Adnet. “O show tem um perfume a mais que é a participação da cantora Mônica Salmaso. Fantástico”, afirma Adnet.

Afrosambajazz reúne dois dos gêneros mais expressivos da música brasileira com a matriz africana. “O jazz está implícito na música. É uma fusão que já existe. Esse título concentra todo o trabalho que foi feito”, diz o violonista, que também festeja a parceria com o pianista e arranjador Philippe Baden Powell. “Como diria Vinícios, a vida é a arte do encontro. Espero que esse encontro musical com o Philippe nos dê muitos frutos”, complementa Adnet.

Serviço

Mario Adnet e Philippe Baden Powell em Afrosambajazz. Próximo sábado, às 21h, no Guairão (Rua Conselheiro Laurindo , s/n.º, Centro). Ingressos: R$ 40,00. Postos de venda: bilheteria, pelo site www.tguaira.pr.gov.br (apenas quem tem Cartão Teatro Guaíra) e Disk Ingressos. Classificação livre.