A preocupação com a segurança do público do show da cantora Ivete Sangalo em Guaratuba fez o Corpo de Bombeiros sugerir à organização do evento que alterasse o local da apresentação. A decisão foi tomada na manhã de ontem, durante vistoria na estrutura que era montada na areia da praia central, na altura da Rua Ponta Grossa. ?Ficou acertado que a estrutura agora vai ser montada junto ao Morro do Cristo e deverá atender a todas as exigências de segurança?, disse o tenente Andrey Falkiner Fernandes, do Corpo de Bombeiros em Guaratuba. Além dos bombeiros, acompanharam a vistoria a Polícia Militar, os organizadores do show e representantes da Prefeitura da cidade.
Conforme o tenente Falkiner, a sugestão de alteração do local do show foi dada em virtude das elevações da maré previstas para a data do evento, na noite de 29 de dezembro. ?Conforme a tábua de marés, a água irá alcançar o público se for mantido o local inicial do show?, comentou o tenente. A organização do show acatou a decisão. Conforme o Corpo de Bombeiros, a área mínima exigida para o público estimado em 21 mil pessoas é de 10,5 mil metros quadrados. ?É o espaço para acomodar as pessoas com segurança?, disse o oficial. De acordo com Falkiner, para qualquer show a ser realizado é preciso que os organizadores estejam atentos às normas para evitar embargos ou interdições.
Para que o show de Ivete Sangalo possa acontecer, além da alteração de local, a organização terá que atender às outras exigências, como a previsão de pelo menos 22 saídas de emergência, cada uma com quatro metros de largura. Também terão que ser instalados extintores de incêndio no palco e na torre de mixagem por causa do equipamento de som e de luzes. Outra exigência é da anotação de responsabilidade técnica assinada por engenheiros tanto quanto à parte mecânica da estrutura do palco como à parte elétrica. Ainda é preciso apresentação da documentação da empresa realizadora, incluindo o contrato social, e até o contrato com a gráfica para saber quantos ingressos foram impressos. (AEN)