Cinemas

Sherlock Holmes ganha versão no cinema

Uma nova versão de qualquer uma das histórias do detetive Sherlock Holmes é sempre um deleite para os fãs que acompanharam os livros com as aventuras deste ícone britânico.

Imortalizado na literatura por Arthur Conan Doyle, no século XIX, Holmes ganha um novo filme, Sherlock Holmes, que estreia hoje nos cinemas de Curitiba. É a história do início das aventuras de Holmes e de como surge o seu principal inimigo, o professor Moriarty, um dos únicos considerados à altura da inteligência e astúcia de Holmes.

Mas a versão que chega hoje aos cinemas, dirigida pelo inglês Guy Richie (diretor também de RocknRolla e ex-marido de Madonna), remodela Holmes para um personagem mais galã, na maioria das vezes sem o boné característico – embora continue com seu inseparável cachimbo e com seu colega Dr. Watson para ajudá-lo a resolver as investigações.

As mudanças feitas na personalidade de Holmes para esta nova versão não devem incomodar quem gosta do curioso detetive, que ficou famoso por incorporar métodos científicos e lógica dedutiva na resolução dos casos.

Suas técnicas de observação para obter pistas e chegar à conclusão de mistérios ou de fatos e pessoas do cotidiano – como a descrição da noiva de Watson na primeira vez que a vê – continuam presentes, com um pouco mais de ênfase em cenas de ação.

Esse “tom” já aparece nas cenas iniciais, embora um dos pontos fortes seja uma briga em cima da Tower Bridge, na época que ainda estava sendo construída (fim do século XIX).

A missão de encarnar o mais novo Holmes das telonas coube, curiosamente, ao ator norte-americano Robert Downey Jr., que incorporou o sotaque britânico. Jude Law interpreta seu fiel companheiro, Watson, que junto com Downey Jr. forma uma ótima dupla no filme – que inclusive rendeu a Downey Jr. uma indicação ao Globo de Ouro deste ano.

No enredo de Richie, a dupla Holmes e Watson resolve um último desafio, contra o vilão Blackwood, antes de Watson se casar e se mudar do apartamento 221b da Baker Street, em Londres, que dividia até então com Holmes.

Com ele, seguem os rascunhos de investigações que acompanhou com Holmes nos últimos anos e que, mais tarde, se tornaram material para os livros sobre o detetive (nas histórias de Doyle, Watson é quem relembra os casos).

Junto com a dupla Holmes-Watson, o filme traz Irene Adler (Rachel McAdams), ladra que foi a única mulher a chamar a atenção de Holmes. É também o período em que Holmes começa a ouvir falar naquele que viria a ser seu maior inimigo: o astuto professor Moriarty.

Embora tenha poucas falas e não apareça no filme, Moriarty pode ser o elo para um novo filme sobre Holmes. Rumores dão conta de que Brad Pitt pode interpretar o arquiinimigo do detetive.

Divulgação
No enredo de Guy Richie é retratado o desafio contra o vilão Blackwood.
Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo