Uma história de amor de William Shakespeare interpretada de maneira contemporânea, misturando música atual, bandas de garagem, calças jeans e linguagem jovem.

continua após a publicidade

Assim é o espetáculo O novo Romeu e a nova Julieta: a transgressão do amor, uma peça que promete agitar e revolucionar a mais bela e famosa história de amor de Shakespeare. As apresentações começam hoje e serão realizadas todos os sábados e domingos até o próximo dia 24, no Guairinha.

Responsável pelas adaptações contemporâneas na peça, a diretora Nena Inoue diz que a ideia de transformar o texto de Shakespeare para a realidade atual partiu da intenção de aproximar mais os jovens para o teatro.

“A peça é direcionada aos adolescentes. É uma moçada que não vai muito ao teatro, eles estão sempre frequentando praças, bares e shoppings. Estamos experimentado esse público que não é mais criança e ainda não é adulto. Eles precisavam de um espetáculo dessa forma em suas grades de programação”, conta Inoue. “Romeu e Julieta são duas personagens jovens, heróis trágicos e românticos, um amor adolescente, que arrebata. É a trama ideal para esse público”, completa.

continua após a publicidade

Para dar um tom ainda mais jovem ao espetáculo, a diretora conta que as bandas curitibanas Charme-chulo e Pancake contribuirão para apresentar ao público uma mescla de diálogos clássicos com a linguagem de rua.

“As bandas já começam antes do início da peça. Ao chegar no teatro, o público pode curtir as músicas próprias que as bandas estarão tocando. Já durante a peça, em um certo momento, um trecho específico do texto será interpretado musicalmente pelas bandas. Os arranjos ficaram por conta dos músicos, demos apenas as frases que eles deveriam cantar”, diz.

continua após a publicidade

Outra contribuição autoral do elenco é a alternância de papéis, o que confere à montagem um caráter mais dinâmico e desafiador para os atores que se revezam fazendo às vezes a mesma personagem. Todos esses elementos atribuem à montagem maior originalidade, que também atrai outros públicos.

Para fechar a atribuição jovem da peça, o cenário irá contar com elementos também contemporâneos. “Serão duas escadas combinadas que possibilitarão variações na utilização do espaço. Teremos ainda várias peças jeans reconstruídas e reutilizadas nos figurinos”, conta Inoue. A montagem é viabilizada pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura e conta com o patrocínio do Shopping Estação.

Serviço

A peça O novo Romeu e a nova Julieta acontece entre os dias 2 e 24 de maio, no auditório Salvador de Ferrante, no Guairinha (Rua XV de Novembro, s/n.º Centro, em Curitiba). A peça será aos sábados e domingos, sempre às 19h. Os ingressos variam de R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia-entrada) e podem ser adquiridos na bilheteria do teatro. Informações pelo telefone (41) 3338-0450.