Uma história de amor de William Shakespeare interpretada de maneira contemporânea, misturando música atual, bandas de garagem, calças jeans e linguagem jovem.
Assim é o espetáculo O novo Romeu e a nova Julieta: a transgressão do amor, uma peça que promete agitar e revolucionar a mais bela e famosa história de amor de Shakespeare. As apresentações começam hoje e serão realizadas todos os sábados e domingos até o próximo dia 24, no Guairinha.
Responsável pelas adaptações contemporâneas na peça, a diretora Nena Inoue diz que a ideia de transformar o texto de Shakespeare para a realidade atual partiu da intenção de aproximar mais os jovens para o teatro.
“A peça é direcionada aos adolescentes. É uma moçada que não vai muito ao teatro, eles estão sempre frequentando praças, bares e shoppings. Estamos experimentado esse público que não é mais criança e ainda não é adulto. Eles precisavam de um espetáculo dessa forma em suas grades de programação”, conta Inoue. “Romeu e Julieta são duas personagens jovens, heróis trágicos e românticos, um amor adolescente, que arrebata. É a trama ideal para esse público”, completa.
Para dar um tom ainda mais jovem ao espetáculo, a diretora conta que as bandas curitibanas Charme-chulo e Pancake contribuirão para apresentar ao público uma mescla de diálogos clássicos com a linguagem de rua.
“As bandas já começam antes do início da peça. Ao chegar no teatro, o público pode curtir as músicas próprias que as bandas estarão tocando. Já durante a peça, em um certo momento, um trecho específico do texto será interpretado musicalmente pelas bandas. Os arranjos ficaram por conta dos músicos, demos apenas as frases que eles deveriam cantar”, diz.
Outra contribuição autoral do elenco é a alternância de papéis, o que confere à montagem um caráter mais dinâmico e desafiador para os atores que se revezam fazendo às vezes a mesma personagem. Todos esses elementos atribuem à montagem maior originalidade, que também atrai outros públicos.
Para fechar a atribuição jovem da peça, o cenário irá contar com elementos também contemporâneos. “Serão duas escadas combinadas que possibilitarão variações na utilização do espaço. Teremos ainda várias peças jeans reconstruídas e reutilizadas nos figurinos”, conta Inoue. A montagem é viabilizada pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura e conta com o patrocínio do Shopping Estação.
Serviço
A peça O novo Romeu e a nova Julieta acontece entre os dias 2 e 24 de maio, no auditório Salvador de Ferrante, no Guairinha (Rua XV de Novembro, s/n.º Centro, em Curitiba). A peça será aos sábados e domingos, sempre às 19h. Os ingressos variam de R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia-entrada) e podem ser adquiridos na bilheteria do teatro. Informações pelo telefone (41) 3338-0450.