Um Homem Apaixonado, sétimo disco solo de Daniel, chega hoje às lojas. O lançamento em São Paulo foi marcado por uma estratégia inusitada: até segunda-feira só havia uma cópia disponível. Ninguém – incluindo a própria produção do cantor e a imprensa – teve acesso ao CD. Tanto cuidado e mistério foi uma tentativa de driblar a pirataria.
“É estranho, muitas vezes já tem cópia pirata antes da gente lançar o disco”, comentou Daniel. “Quer dizer que tem gente envolvida no meio do processo, na fábrica, na gravadora, na distribuição, na divulgação… o esquema tem que ser mais rígido”.
Com ou sem pirataria, o disco vem num momento de festa: Daniel está comemorando 20 anos de carreira, e há quatro é o maior campeão de vendas da Warner, com mais de 4 milhões de cópias. Por isso a gravadora decidiu presenteá-lo com um lançamento em grande estilo: hospedou-o na suíte imperial do hotel Caesar Park, um dos mais luxuosos de São Paulo – cuja diária custa quase 7 mil reais – e organizou uma mega-recepção para convidados no Leopolldo, na qual Daniel chegou com os pais a bordo de um reluzente Rolls-Royce.
O CD não foge do estilo “peão apaixonado” de Daniel: traz baladas açucaradas, como a faixa-título, composta por Peninha e escolhida pela gravadora para ser a “música de trabalho”, Vida Minha (outra de Peninha) e a versão de Carlos Colla para Un Gatto Nel Blu, interpretada por Roberto Carlos no Festival de San Remo de 1972.
Mas também indica uma aproximação do sertanejo com ritmos regionais, como forró, baião e samba. Nesse estilo, para “chacoalhar o esqueleto”, estão Dá-me, Dá-me, que une a batida cigana ao country, O Amor é Poderoso – forró com acordeon de Dominguinhos -, a quadrilha de rodeio Bota Pra Moer, a atrevida Estourou o Cano (do parceiro Rick) e o country estradeiro Cowboy da Madrugada. O disco termina com a versão de Daniel para Esperança, de Luiz Schiavon, tema de abertura da novela homônima da Rede Globo. A turnê de Um Homem Apaixonado estréia no dia 18 no Olympia, também em São Paulo, e depois segue para o Nordeste. O cantor não deve passar pelo Paraná este ano.