No próximo dia 28 o SESC da Esquina traz a Curitiba a dupla gaúcha Kleiton & Kledir (foto). Eles nasceram em Pelotas, RS, uma região de clima frio e colonização européia. Começaram a estudar música muito cedo e nos anos 70 foram para a universidade em Porto Alegre, onde cursaram Engenharia e Composição e Regência. Em 1975 lançaram ?Almôndegas?, a banda que foi um marco na história da música popular do Rio Grande. Foram 4 discos gravados, uma infinidade de shows, a mudança para o Rio de Janeiro e a confirmação de que estavam no caminho certo.
O primeiro disco de Kleiton & Kledir foi lançado em 1980 e rapidamente a dupla se transformou num enorme sucesso. As rádios começaram a tocar suas músicas sem parar e o público lotava seus shows por todo país. Durante anos a história se repetiu. Foram 5 discos (mais 1 em espanhol) o que lhes rendeu disco de ouro e shows por USA, Europa e América Latina. Gravaram em Los Angeles, New York, Lisboa, Paris, Miami e Buenos Aires. Suas composições foram gravadas por Simone, Caetano Veloso, Fat Family, Nenhum de Nós, Xuxa, Fafá de Belém, Nara Leão, Chitãozinho e Xororó, Zezé de Camargo e Luciano, Leonardo, MPB4 e muitos outros. Também pelo mundo afora suas músicas ganharam versões de grandes artistas, como os argentinos Mercedes Sosa e Fito Paez e a cantora portuguesa Eugenia Mello e Castro.
Kleiton & Kledir trouxeram definitivamente para a cultura popular brasileira a nova música gaúcha. Eternizaram um sotaque diferente e uma outra maneira de falar e cantar, com termos até então desconhecidos como ?Deu pra ti?, ?Tri legal?, etc. Esse jeito diferente de ser e fazer as coisas transformou K&K numa referência fundamental para quem quer entender a música brasileira do nosso tempo. Acabaram se transformando em símbolos do gaúcho contemporâneo, do homem moderno do sul do Brasil, o que fez com que o Governo do Estado lhes conferisse o título de ?Embaixadores Culturais do Rio Grande do Sul?.
Mas apesar de tanto sucesso a dupla resolveu se separar. Kleiton foi viver na França, Kledir ficou no Rio. Gravaram discos solo, fizeram outros projetos e produções. Mas a saudade bateu e eles voltaram, depois de ?umas férias de 7 anos?. E parece que não apenas eles estavam com saudade um do outro. O público também esperava essa volta.
Desde que retornaram, K&K gravaram os CDs ?DOIS? (Som Livre) e ?SUL? (Universal) e lançaram coletâneas que venderam quase ½ milhão de cópias. Montaram um espetáculo emocionante e percorreram o Brasil de norte a sul, entusiasmando sua enorme legião de admiradores e conquistando uma novíssima geração de fãs. Estiveram em Paris onde apresentaram uma série de 6 shows no Museu do Louvre e estiveram em tournée 2 vezes pelos EUA. No carnaval de 2002 foram homenageados pela Caprichosos de Pilares, que desfilou com um enredo inspirado na música ?Deu pra ti?.
Recentemente apresentaram um espetáculo na Ópera de Arame, em Curitiba, com a participação de 20 corais, totalizando 500 vozes. Foi uma noite inesquecível e a culminação dos shows que têm feito todo o país, sempre com a presença de corais, em cada cidade que chegam.
Grupo Vocal Nós em Voz
O Grupo Vocal Nós em Voz vem marcando presença no cenário musical curitibano e tem à sua frente o músico, regente e produtor Dirceu Saggin, e como empresa responsável a Paidéia – Escola de Música.
O trabalho do NÓS EM VOZ se concentra na pesquisa, recriação e interpretação de obras de compositores brasileiros, resgatando os mais importantes autores e retratando os diferentes estilos e épocas.
Nessa linha, é desenvolvido o repertório que compõe seus espetáculos, o qual inclui em sua maior parte, arranjos vocais e instrumentais exclusivos. Aliada à interpretação vocal, está a performance cênica, o acompanhamento instrumental, e outras formas de expressão artísticas.
Num mosaico verde e amarelo, o NÓS EM VOZ se mostra ora irreverente, ora poético, revelando o traço de personalidade – a identidade, que são a marca das interpretações musicais e cênicas do grupo. Atrás disso, está o permanente cuidado estético e a busca da perfeição técnica, respaldados pela preocupação em preservar o componente mais valioso de todo jovem: a espontaneidade.
Ao longo desses oito anos, mais de 140 shows pontuaram o caminho deste grupo no sul do país. O grupo tem sido convidado para participações em diversos eventos de educação, destacando-se então a relação de longa data com o municipio-escola de Faxinal do Céu, onde as apresentações do grupo marcam o final dos Seminários para Professores, mostrando que o grande dilema da adolescência, curtir a vida ou criar responsabilidade, tem a solução mais óbvia imaginável: unir seriedade, dedicação e prazer, ingredientes indispensáveis a qualquer atividade da qual se queira obter sucesso.
Na capital paranaense, o trabalho do grupo se apresentou em diversos teatros: Teatro Guaira, Ópera de Arame, Teatro da Reitoria, Teatro Fernanda Montenegro, Canal da Música e Teatro da FEP, onde o grupo estreou seu primeiro show independente: Crônicas Brasileiras. Com um repertório variado e envolvente, contendo músicas regionais, sucessos da MPB, da Jovem Guarda e até paródias satíricas.
Serviço
Kleiton & Kledir
Dia 28 de outubro às 21h
Participação especial
Grupo vocal Nós em Voz
Ingressos: R$ 10,00 R$ 5,00 comerciários, estudantes e acima de 60 anos