Amanhã o fotógrafo Sérgio Vieira estará lançando seu livro Balé Guaíra, no saguão do teatro após o espetáculo de balé O Quebra Nozes. O livro é uma coletânea de imagens que o fotógrafo fez do Balé do Guaíra. Dos 35 anos que o Balé Teatro Guaíra completou esse ano, 27 foram acompanhados por Vieira.
Algumas das mais belas imagens produzidas pelo fotógrafo ao longo desse período estão publicadas no livro. ?Esse livro é uma homenagem minha ao Balé Guaíra. É uma troca. Durante todos esses anos, o Balé me presenteou com lindas imagens e agora eu os presenteio com esse livro?, diz. O fotógrafo destaca, porém, que não se trata de um livro histórico e sim de um conjunto de imagens que ajudam a contar a história do balé. ?É uma trabalho pessoal, que eu faço por mim também, porque fotografar dança e teatro são a minha paixão?, conta Sérgio, que divide a profissão também se dedicando ao fotojornalismo e à fotografia publicitária.
Sérgio começou a fotografar dança na década de 80. Desde essa época, a Companhia Balé Teatro Guaíra, de Curitiba, foi a que lhe chamou mais a atenção. ?Foi paixão a primeira vista. O Balé do Guaíra foi o primeiro espetáculo que eu fotografei, e a partir de então nunca mais perdi uma apresentação?, conta ele que, mesmo morando em outras cidades, sempre manteve contato com a companhia.
O livro é uma edição trilíngüe, nos idiomas português, inglês e espanhol. Traz fotos coloridas e preto e branco de espetáculos selecionados, além de textos que contam um pouco da história do grupo.
A companhia surgiu em 1969, como Corpo de Baile da Fundação Teatro Guaíra e, só dez anos mais tarde, recebeu o título de Companhia Balé Teatro Guaíra. Durante esse período, recebeu coreógrafos de destaque, como Carlos Trincheiras, que ajudou a projetar o grupo nacionalmente. Entre as coreografias mais importantes dançadas pela companhia está O Grande Circo Místico, com roteiro de Nahum Alves de Souza e música original composta por Chico Buarque e Edu Lobo.
O livro foi produzido pela fotógrafa Liz Wood, da Imagem Sul Editora, e os textos são assinados pela jornalista Katia Michelle Pires. Balé Guaíra já está a venda nas livrarias de Curitiba e São Paulo. O lançamento, que acontece amanhã no Teatro Guaíra, junto com a apresentação de O Quebra Nozes, é somente para convidados.