A textura das folhas, a casca das árvores, as paisagens riograndenses, os costumes, os objetos típicos dos pioneiros italianos ou a suavidade nas faces das pessoas, tudo no seu aspecto mais selvagem e natural, incluindo a mistura de luz, sombra, reflexo e brilho. Esse é o fascínio de Sergio Luiz Todero, que está com a exposição ?Tempo? aberta no hall superior da Unipan (Av. Brasil) aberta para visitação até o dia 25 de novembro. Ao todo, são 15 obras em giz pastel seco.

continua após a publicidade

Todero, ele mesmo uma mistura de artista e vendedor, encontra na força de seus descendentes italianos o poder da sua arte. Seus trabalhos remetem a lugares comuns, pessoas comuns. Há uma vida própria como se o vento estivesse presente para balançar os galhos. Tudo isso, nascido das mãos de um autodidata, que encontrou na pintura, a oportunidade para expressar sua homenagem ao passado.

Nesta exposição, por exemplo, o artista resgata a história da colonização italiana no Sul do País. A partir de fotos em preto e branco, Todero criou um cenário mágico, que permite ao visitante rever situações comuns. ?Quero mesmo que minhas imagens façam parte do dia-a-dia de muitas pessoas e que elas consigam se enxergar?. O giz pastel, segundo ele, oferece ao artista a pureza das cores, uma vez, que é aplicado em seu estado natural, sem intervenção que possa alterar as cores.

Serviço:
Evento: Exposição Tempo
Local: hall superior da Unipan
Visitação: até 25 de novembro
Horário: das 7h45 às 23 horas
Informações: (45) 3222-3391 e 9972-3523

continua após a publicidade