A Biblioteca Pública do Paraná começa a semana com duas atividades culturais. Na segunda-feira (13) será aberta, no hall térreo, a exposição ?Arte postal e poesia visual?, do artista plástico Dario de Souza. No mesmo dia, a partir das 18h30, será realizada mais uma reunião do voluntariado. O Centro de Ação Voluntária vai apresentar a palestra ?Mudar o mundo está em nossas mãos?, no Auditório Paul Garfunkel.
A mostra de Dario de Souza reúne 50 cartões de vários países. ?Cada um tem sua história?, comenta o artista plástico. ?A arte postal é um movimento que se vale dos sistemas postais em que artistas do mundo inteiro mantêm intercâmbio cultural. É um circuito de comunicação para inibir preconceitos, atos autoritários de governo, por exemplo, oferecendo um raio de liberdade através da carta. Todos buscam a comunicação através da rede postal. Diferente da poesia virtual, que é um movimento artístico baseado em obra física e concreta?, analisa.
O artista plástico comenta que o Brasil pouco investe nesta área. ?Cerca de 10 artistas participam da arte postal no País. A maioria é da Espanha e Itália?, argumenta Dario de Souza, destacando que mantém intercâmbio cultural com 132 artistas. A arte postal, segundo ele, iniciou na década de 50, com Ray Johnson. Em 1956, Jacques Prevert envia uma arte postal a Pablo Picasso (De Paris até a França). Jovens artistas aderiram ao movimento nas décadas de 80 e 90, gerando novos circuitos.
Dario de Souza trabalha com arte postal há quatro anos. É escultor e produz objetos e esculturas em madeira. Conquistou mais de 15 prêmios em circuitos oficiais de artes plásticas no Paraná e Santa Catarina. Para esta exposição na Biblioteca Pública, ele traz a obra de um convidado especial: o italiano Gioacchino Bargato, um artista naïf importante. A mostra fica em cartaz até o dia 28 deste mês.
Voluntários
Quem tiver interesse em ingressar no movimento voluntário pode participar da reunião nesta segunda-feira na Biblioteca Pública do Paraná. A idéia do Centro de Ação Voluntária é divulgar o movimento voluntário em seu campo de ação, objetivos e atuações para que as pessoas se conscientizem cada vez mais da importância de sua ação participativa na sociedade.
No encontro serão repassadas aos participantes as principais informações para o desempenho do trabalho voluntário, abrangendo o histórico, legislação, direitos, responsabilidades, ética e referências atualizadas e os procedimentos que envolvem a proposta. Mais informações com Lurdinha, pelo telefone 322-8076 ? Centro de Ação Voluntária.