Abertura de exposições e oficinas artísticas gratuitas foram planejadas para esta semana no Museu Alfredo Andersen, em Curitiba, para comemorar o aniversário do pintor norueguês que dá nome ao museu, considerado o pai da pintura paranaense, nascido em 3 de novembro de 1860.
A partir das 14h de hoje começam as oficinas de pintura para a comunidade, no auditório do museu (Rua Mateus Leme, 336) Amanhã é a vez de workshop de grafite no muro, também às 14h.
Além das atividades, os visitantes poderão conferir a exposição Poética da paisagem, com obras de Andersen, assim como as séries Reproduções Alfredo Andersen 150 anos e Obras Virtuais Alfredo Andersen 150 anos. No local também foram abertas nesta semana mostras de outros artistas: Arteacesso, de Adélio Sarro; Atma, de Conceyção Rodriguez e Aeroplano, de Guinski.
Nas comemorações pelo nascimento de Andersen, a diretora do museu, Roseli Fischer Bassler, destaca o encontro de amigos de ontem, hoje e sempre na festa do artista, que este ano será marcada pela posse da nova diretoria da Sociedade Amigos de Alfredo Andersen.
Durante a Semana Andersen, o museu vai lançar um folder institucional com sua atuação artística do museu, atelier de artes e centro juvenil de artes plásticas. O museu que hoje abriga e conserva as obras de Andersen foi a casa em que o artista residiu, produziu grande parte de sua obra pictórica e ensinou pintura e desenho a seus alunos.
O local abriga a exposição permanente de obras do artistas, muitas pertencentes ao acervo próprio e outras emprestadas de colecionadores, assim como objetos e fotos do pintor.
A contribuição de Andersen para as artes plásticas é considerada a base e o alicerce que se refletem, inclusive, na produção da arte paranaense contemporânea.