O Teatro da Caixa apresenta até domingo a mostra Atrás do muro havia cinema. O projeto retrata a vasta e pouco conhecida história do cinema na época da Guerra Fria, ligada à produtora estatal alemã Deustche Film AG -DEFA, responsável pela construção de grandes estúdios cinematográficos até hoje utilizados. Antes de cada sessão, a apresentação dos filmes será feita pelo alemão Ralf Schenk, historiador de cinema e membro do comitê de seleção internacional do Festival de Berlim.
O projeto apresenta 12 filmes produzidos entre os anos 1946 e 1990. As obras da produtora estatal alemã tratam da tensão do período pós-guerra e das ilusões perdidas da geração que vivenciou esses anos sombrios. Entre os filmes a serem exibidos encontra-se Os assassinos estão entre nós, primeiro filme alemão do pós-guerra com imagens nitidamente expressionistas, cujo projeto era se opor aos filmes de propaganda nazista feitos antes da derrota para os aliados. Também será projetado o último filme produzido pela DEFA, Os arquitetos, que trata da desilusão política de jovens ante as imposições do poder da época.
Deustche Film AG – DEFA
A DEFA foi criada em 1946 e extinta em 1992, três anos após a queda do Muro de Berlim. Produziu cerca de 7500 peças entre filmes, longa metragens, documentários e animações. Apesar da riqueza histórica e artística desta coleção, seus filmes ainda permanecem desconhecidos do público brasileiro.
A produtora possuía funcionários soviéticos voltados para a cultura em seu corpo funcional, que estimulavam a temática antifascista nas propagandas e filmes, para remover os ideais nazistas. Dona de todos os estúdios do país, a produtora marcou o cinema alemão com filmes do pós-modernismo e neo-realismo alemão.
A reunificação alemã, em 3 de outubro de 1990, deu vazão a um processo de privatização das estatais, caso dos estúdios da DEFA. Eles foram então vendidos e passaram a ser alugados, e não faziam mais parte de um projeto de cinema integrado. O cinema da época caracterizou a expressão das contradições de uma sociedade que se construía entre as atrocidades do nazismo, o final da Segunda Guerra Mundial e a Guerra Fria, desembocando na divisão territorial e ideológica da Alemanha.
A mostra Atrás do muro havia cinema exibe alguns exemplares da diversificada produção da DEFA, um tesouro cinematográfico. O historiador Ralf Schenk apresenta os filmes em alemão, com tradução consecutiva para o português. Os filmes serão exibidos com legendas em português. Outras informações podem ser encontradas no site da Caixa Cultural Curitiba, no endereço www.caixa.gov.br/caixacultural e no endereço da mostra www.imagemtempo.com.br/defa.
Serviço
Atrás do muro havia cinema. Mostra de filmes que está sendo exibida no Teatro da Caixa (Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro) até o próximo domingo. De terça a sexta 15h, 17h30 e 20h; sábado e domingo 13h, 15h, 17h30 e 20h. Entrada franca. Mais informações: (41) 2118-5111.