Não houve fogos nem figurinos extravagantes. Só o baterista Lars Ulrich de pé diante de sua bateria, como se estivesse ali para anunciar a hora da vingança. Sentou-se então ao mesmo tempo em que explodiu a baqueta em sua caixa para iniciar uma entrada instrumental que deve ter chegado em Copacabana. James Hetfield tomou o centro do palco E tornou-se, a partir dali, o centro de uma celebração que o mundo do metal faz com honras de estado. O Metallica atrasou mais de 30 minutos para entrar ao palco do Rock in Rio como se quisesse entrar erguido pelos gritos do público. Eles não vieram, mas o grupo flutuou assim mesmo.

continua após a publicidade

Antes de tudo, as caixas de som começaram a tocar mais alto que o normal a música Long Way to the Top, do AC/DC. Uma semiabertura que o grupo tem usado para seus shows. Cenas de Três Homens e um Conflito, de Sergio Leone, são exibidas ao som uma música de Enio Morricone, o que a banda tem usado na abertura de seu shows.

Já havia sido o melhor show da edição do festival de 2011, eleito por várias publicações. Agora, o Metallica volta conhecendo seu território, tem o público mais uma vez nas mãos. Mostra que quer tudo lá em cima logo no começo do show, com Hit the Lights, leva a plateia junto com Master of Puppets e, mais uma vez, pede para “fazerem isso juntos com ele” antes de iniciar Holier than Thou. É um jogo ganho desde o começo.

Hetfield diz que se sente em família, bate as mãos no peito, mira o mar de cabeças com ar de incredulidade, apesar da expressão sempre sisuda, e deixa a plateia cantar o quanto quer. “Espero que vocês estejam se sentindo tão bem quanto eu estou me sentindo. Estamos vivendo nosso sonho aqui”, repete.

continua após a publicidade

Kirk Hammet exibe sua guitarra com adesivos da banda White Zombie e faz um solo monumental para Harvester of Sorrow. “Está bom para vocês? Estamos tocando alto o bastante?”, pergunta. A banda vem à frente do palco para ver a plateia cantar sozinha até que eles voltem a seus postos para iniciarem Wherever I May Roam. Mais uma vez, um dos indicados a melhor show do Rock in Rio.