"Paixão pelas araucárias", da artista plástica Selda Schilklaper, é o nome da exposição que o Centro Cultural Gilberto Mayer recebe na próxima quinta-feira. A iniciativa é da Prefeitura de Cascavel, através da Secretaria da Cultura.

continua após a publicidade

São 30 trabalhos em técnica mista com as várias faces das araucárias. O destaque é para a série "Araucária – Explosão da Natureza", que recebeu Menção Honrosa na 2ª Mostra de Artes da Câmara Municipal de Ponta Grossa em 2004 e também do trabalho interativo "Esconde-esconde", onde o espectador pode mudar a localização de uma parte da obra, modificando-a conforme o seu desejo.

A paixão da artista pelas araucárias começou ainda na infância. "Eu fica Eu ficava procurando as árvores que eu já conhecia pelo formato – a do chapéu mexicano, aquela que parecia estar com as mãos para o céu, o casal abraçadinho –, para mim, araucária sempre significou o lar, o aconchego, o regresso", explica.

O trabalho como artista, porém, começou mais tarde. Foi em 2003, durante a reforma de seu apartamento. "Comprei alguns trabalhos para decoração e fiquei com vontade de fazer também. Fui gostando, me envolvendo, e, estimulada pelos professores, fui sendo aceita nos salões, recebendo prêmios, e agora não pretendo parar nunca mais", diz.

continua após a publicidade

Segundo Selda, à medida em que os trabalhos das araucárias foram tomando forma e crescendo por eles próprios, ela achou que podia ser bom mostrar o lado positivo de se aumentar a quantidade delas no lugar de só derrubá-las. "Temos que pensar não só em termos de preservação da natureza – o que é óbvio – mas também na questão delas serem o símbolo do nosso Estado e da minha região, os Campos Gerais. Afinal, em qualquer lugar do mundo, são os pinheiros do Paraná", complementa, definindo o seu trabalho como expressionista.

Entre as referências da artista figuram nomes como os de Monet, Matisse, Degas e Picasso em suas fases iniciais. "Também não consigo ver as obras do brasileiro Carlos Araújo sem sentir um delicioso frio na barriga", conta.

continua após a publicidade

SERVIÇO
Evento: Exposição Selda Schilklaper
Data: 01 a 31 de junho
Visitação: de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 19 horas e aos sábados, das 9 às 13 horas
Local: Museu de Arte de Cascavel (MAC) – Rua Mato Grosso, 2909
Informações: através do telefone (45) 3321-2109