Foto:Divulgação

Peça enfoca amor e traição na sociedade francesa da ?belle époque?.

continua após a publicidade

O Grupo Tapa apresenta neste fim de semana, no Teatro da Caixa, os seus Contos de sedução, num texto de J. E. Amacker, autor norte-americano radicado no Brasil. Os contos são uma incursão no universo de Guy de Maupassant, escritor francês que foi um verdadeiro best seller do seu tempo, no final do século XIX.

A peça, dirigida por Eduardo Tolentino de Araújo, é composta por seis contos de Maupassant, que são entremeados por cenas em que o escritor (Zecarlos Machado), já corroído pela sífilis que o mataria aos 43 anos, conversa com François Tassart (Brian Penido Ross), seu secretário-enfermeiro improvisado.

É uma peça que fala dos encontros e desencontros do amor na estratificada sociedade francesa da ?belle époque?, percorrendo situações que vão das camadas populares até a alta aristocracia. Ao abordar as ambigüidades, traições, adultérios e o tédio dos ricos por um lado e a praticidade ética dos menos favorecidos por outro, a peça constrói um painel ao mesmo tempo saboroso, humorado e inquietante da condição humana.

Grupo Tapa

continua após a publicidade

Há mais de vinte e seis anos, um grupo de estudantes da PUC carioca, apaixonados por teatro, deram seu primeiro passo profissional montando a peça infantil Apenas um conto de fadas, escrita especialmente para o elenco por um de seus integrantes, Eduardo Tolentino de Araújo. O bom resultado desse espetáculo serviu como fator de união do grupo, que iniciava aí uma trajetória da maior importância nas artes cênicas brasileiras. Em 1986, o Grupo Tapa fez as malas e foi para São Paulo, levando a peça O tempo e os Conways, de J. B. Priestley, com Beatriz Segall, no Teatro da Aliança Francesa. Lá o grupo iniciou uma residência artística de grande fertilidade, fortalecida de 1994 a 2001 pelo patrocínio do Grupo Pão de Açúcar e, de 2001 a 2004, da BR Distribuidora. Ao longo desses 26 anos, o Tapa vem se consolidando como uma companhia de repertório que, com uma política de preços acessíveis, já realizou três grandes projetos: a trilogia das comédias clássicas, o panorama do teatro brasileiro e a investigação das classes dominantes. Estes projetos geraram espetáculos como Vestido de Noiva, de Nelson Rodrigues; Ivanov, de Tchecov; e Major Bárbara, de Bernard Shaw, entre muitos outros, que renderam ao Tapa um total de 79 prêmios, entre Mambembes, Shell, Molière, APCA, Apetesp e Qualidade Brasil.

Serviço:

Contos de sedução
Teatro da Caixa (Rua Conselheiro Laurindo, 280).
Sexta e sábado, às 21h, e domingo, às 19h.
Ingressos a R$ 10,00 e R$ 5,00 (clientes, idosos, estudantes e para quem doar uma peça de roupa para a campanha do agasalho), à venda no teatro. Informações 3321-1999 e 3321-1950. 

continua após a publicidade