Foto: Divulgação

Vista da frente do Museu do Expedicionário.

continua após a publicidade

Dotado de um rico acervo, o Museu do Expedicionário revela e ilustra, de forma didática, a participação dos soldados do Brasil no último conflito mundial. Fotografias, filmes, mapas, uniformes, armas, livros e ilustrações referentes à colaboração brasileira na Segunda Guerra Mundial, por meio da Força Expedicionária Brasileira, Força Aérea Brasileira e da Marinha de Guerra do Brasil compõem o acervo do espaço. Outras peças e documentos cedidos pelas nações também envolvidas no confronto podem ser admirados, incluindo o vasto acervo que compõem a biblioteca do local.

Os expedicionários representaram o Brasil na Segunda Guerra Mundial. Ao retornarem, como heróis, necessitavam reivindicar direitos e compartilhar seus ideais de civismo e solidariedade. Assim, unindo esforços, inauguraram a Casa do Expedicionário, em 15 de novembro de 1951, que prestava auxílio para a legião paranaense do expedicionário. Posteriormente, na década de 80, o espaço abre suas portas e passa a atender ao público como museu. O edifício que leva a assinatura do engenheiro Euro Brandão está situado na Praça do Expedicionário, no Alto da Rua XV de Novembro.

Serviço:

Museu do Expedicionário; Praça do Expedicionário s/n.º – Alto da XV; Telefone: (41) 3362-8231. Aberto de terça-feira a sexta-feira, das 10h às 12h e das 13h às 17h, sábados, domingos e feriados das 13h às 17h.

continua após a publicidade