Sebastião Tapajós e Gilson Peranzzetta se apresentam em Curitiba

Texturas, entrelaçamento de cordas, cores, suavidades, diferentes sensações e emoção pura, são as imagens sugeridas pelo casamento do violão de Sebastião Tapajós e o piano de Gilson Peranzzetta. A arte dos dois grandes instrumentistas soube dar a esta já conhecida formação de duo, dimensão nova e surpreendente, porque eles fogem dos sotaques já conhecidos e formulam uma sonoridade peculiar na qual estão contidos os sedimentos culturais do Brasil.

Sebastião e Gilson tocam o tempo todo trocando funções e sensações, buscando novas tessituras, novas texturas musicais. Ora a mão esquerda do piano busca os baixos e desenha a harmonia para que o violão evolua, ora o violão serve de apoio para os solos e desenhos do piano, mas sempre se entrelaçando e proporcionando um espetáculo mágico.

Sebastião Tapajós e Gilson Peranzzetta, ambos músicos premiadíssimos e com carreiras solo consagradas nacional e internacionalmente, uniram-se em 1988 para a gravação do CD ?Lado a Lado?. O sucesso foi tão grande que a parceria (apesar de um hiato de cinco anos) perdurou e atinge agora a maioridade.

Ao longo destes 18 anos Tapajós e Peranzzetta contabilizam seis CDs juntos –  ?Lado a Lado?, ?Reflections? (Japão),  ?Afinidades? (Brasil e Alemanha), ?Encontro de Solistas?, ?Do meu gosto? e ?Solos Do Brasil?, tendo feito inúmeras turnês pelo Brasil, Espanha, Alemanha e Japão.

Sebastião Tapajós

Nascido em Santarém, em 1944, Sebastião Tapajós foi estudar violão no Conservatório de Lisboa aos 20 anos, seguindo para o Instituto de Cultura Hispânica de Madrid logo depois. Bastante popular no exterior, especialmente na Europa, onde é considerado um dos violonistas mais criativos e originais, já lançou mais de 50 discos e acompanhou artistas como Hermeto Pascoal, Gery Mulligan, Oscar Peterson e Astor Piazzolla. Seu disco "Guitarra Criolla", de 1982, ganhou diversos prêmios na Europa, assim como "Terra" (1992). Em 1997 registrou em disco sua parceria com Gilson Peranzzetta, no CD "Afinidades". Destaca-se em sua obra a trilogia formada pelos álbuns Instrumental ?Caboclo?,? Sabor da Amazônia? ?e Choros e Valsas do Pará?. No Brasil já tocou com o Zimbo Trio, Waldir Azevedo, Paulo Moura, Sivuca, Maurício Einhorn e Joel do Bandolim.

O estilo de tocar de Sebastião Tapajós é vigoroso e incisivo, e o som que tira do instrumento é cheio e encorpado. Ele gosta de utilizar efeitos percussivos, variações de timbre (do som mais doce, tocando próximo à boca do instrumento, ao mais metálico, próximo ao cavalete do instrumento), sons harmônicos, repetição ritmada de acordes em ostinato e outros recursos.

Gilson Peranzzetta

O pianista, compositor, arranjador e maestro Gilson Peranzzetta é um dos raros artistas brasileiros que merece o título de músico completo. Gilson é um estilista da música, sua performance como pianista e arranjador tem personalidade, criatividade, delicadeza e requinte, sem jamais perder a brasilidade.

Carioca, Gilson começou a tocar acordeom e piano na infância, tendo feito suas primeiras composições aos 15 anos. Formado pelo Conservatório Brasileiro de Música, alia a técnica erudita ao jazz, atuando como compositor, pianista, arranjador e orquestrador. Nos anos 60 integrou o grupo Samba Jazz, tocou com o cantor Taiguara e com o conjunto Central do Brasil, com quem viajou à Europa. Trabalhou durante muitos anos ao lado de Ivan Lins, como tecladista e arranjador. Como compositor, teve músicas gravadas por Djavan, Sarah Vaughan, George Benson, Dianne Schurr, Quincy Jones, Toots Thielmans, entre outros. Como solista, gravou 25 discos desde 1967. Recentemente criou sua própria gravadora, a Marari Discos.

No show do Teatro da Caixa, que conta com o apoio cultural dos Hotéis Mabu, Sebastião e Gilson contarão com a participação dos músicos curitibanos Gerson Bientinez (violão) e Rogéria Holtz (voz).

Serviço:
Show de Sebastião Tapajós e Gilson Peranzzetta. Teatro da Caixa, de 18 a 20 de agosto. Sexta e sábado às 21 horas e domingo às 19 horas. Ingressos a R$ 16,00 e R$ 8,00 (clientes, idosos e estudantes), à venda no Teatro da Caixa (rua Conselheiro Laurindo, 280). Informações 2118-5111. 

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo