SBT faz aposta alta no talento

Um renomado autor, escritor e roteirista com vasta experiência internacional. Doc Comparato é a nova arma do SBT na guerra para conquistar uma fatia ainda maior do lucrativo mercado de telenovelas no Brasil. O autor foi contratado no último dia 4 para integrar o Núcleo de Teledramaturgia da emissora. E vai se dedicar exclusivamente ao canal de Sílvio Santos, pois já suspendeu seus projetos no exterior. “Foi um encontro. Eu já estava com saudades de casa e o SBT me convidou. Estou muito feliz de voltar para São Paulo, que é o resumo do Brasil”, define, ansioso com a nova vida.

Nos próximos três meses, Doc Comparato vai ser uma espécie de consultor. “Nessa primeira etapa, vou analisar criativamente o acervo de textos da emissora. É uma função silenciosa. Só depois vou poder dar sugestões”, esclarece, ainda se ambientando ao seu novo local de trabalho. Autor de diversos sucessos televisivos como as séries Malu Mulher e Plantão de Polícia, ele também escreveu roteiros para filmes estrangeiros. Comparato deu aulas em tradicionais escolas de Comunicação em países como Alemanha, Espanha e Inglaterra e é o autor do clássico livro Da Criação ao Roteiro, já traduzido em cinco línguas. No início deste ano, trabalhou como assessor criativo da BK Television em Belgrado, na Sérvia e Montenegro.

Bem-vindo

Sua chegada está sendo vista como uma forma de impulsionar a teledramaturgia no canal de Sílvio Santos. “Doc Comparato será sempre bem-vindo a qualquer emissora de televisão, pois além de ser um grande criador é um homem de televisão, que conhece bem a área de teledramaturgia”, valoriza David Grimberg, diretor-geral do Núcleo de Teledramaturgia do SBT. Ecila Pedroso, que faz as adaptações dos textos da Televisa, rede de televisão mexicana, para o SBT, está satisfeita por ter mais uma pessoa para discutir e dividir idéias. “Doc é bastante conceituado e tem uma extensa bagagem profissional. Sua contratação é ótima para nós. Que venham mais pessoas”, diz, entusiasmada.

Ao longo dos seus mais de 20 anos de existência, o SBT volta e meia investe em telenovelas. A emissora mesclou dublagens e adaptações de novelas estrangeiras, principalmente mexicanas, com algumas produções de textos nacionais, como a malograda Brasileiras e Brasileiros, 1990, e a bem-sucedida Éramos Seis, 1994. No final dos anos 90s, o SBT firmou uma parceria oficial com a Televisa, que cede os roteiros para a produção das novelas no Brasil. Embora esse contrato se estenda até 2008, especula-se que a vinda de Doc Comparato esteja relacionada à intenção da emissora de Sílvio Santos em voltar a produzir teledramaturgia baseada em textos brasileiros, eventualmente escritos por ele e sua futura equipe. “A contratação de Doc Comparato revela uma vontade do SBT em fazer mais e melhores novelas”, comenta Ecila.

Cogita-se também a possibilidade de o SBT estar querendo usar a experiência internacional de Comparato para produzir séries de tevê para exportação, no rastro do sucesso da “sitcom” Meu Cunhado estrelada por Moacyr Franco e Ronald Golias, que tem alcançado média de 15 pontos de audiência. No entanto, David Grimberg garante que não há nenhum projeto definido e não revela os reais rumos da dramaturgia na emissora. “Doc Comparato deve levar algum tempo para conhecer e fazer o levantamento do acervo. Só então deve apresentar projetos”, desconversa.

Mas outro indício do interesse da “casa” pelas produções nacionais é a própria novela Seus Olhos, escrita originalmente pela cubana Inés Rodena, e transmitida atualmente em horário nobre pela emissora. Para adaptá-la, Ecila Pedroso e Noemi Marinho se prenderam apenas ao eixo central da trama original. A novela foi quase totalmente reescrita e muitos personagens foram criados. O elenco, a equipe técnica e a cenografia são brasileiros. Seus Olhos está sendo considerada a adaptação mais livre, mais “abrasileirada” já feita pelo SBT.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo