O SBT Brasil vem mantendo bons índices de audiência após uma semana de estréia em rede nacional. A estratégia do SBT de apresentar as notícias em horário nobre, antes de outros telejornais, tem funcionado com sucesso em Curitiba. Desde a estréia, dia 15 de agosto, o público tem mostrado que aprova a nova forma de se fazer jornalismo no País.
Segundo dados do Ibope TCI Grande Curitiba (consolidado), de segunda a quinta-feira, a atração registrou média de 14 pontos de audiência domiciliar, correspondendo a cerca de 184 mil telespectadores, um dos melhores índices do País.
A grande afinidade do público curitibano com o telejornal se deve ao diferencial de se ter de um lado a imagem de credibilidade de Ana Paula Padrão num cenário inovador e de outro uma linguagem clara e direta, com liberdade editorial.
Para o consultor químico industrial, Wagner César Campos, ao contrário de muitos telejornais que só massacram o público com a crise política nacional, o SBT Brasil não foca só em política, mas aborda outros assuntos de interesse nacional, regional e internacional. "Os destaques são abrangentes e passam a notícia de forma imparcial. É um telejornal completo e nem preciso assistir a outros para estar bem-informado", ressalta Campos.
O novo telejornal intensificou os planos da emissora de consolidar a posição de segundo lugar no share de audiência e verbas publicitárias. Em entrevista ao Propaganda e Marketing, o diretor comercial Cláudio Santos enfatizou que o jornalismo vai incrementar em 15% o faturamento da rede que anotou lucro líquido de R$ 29 milhões no primeiro semestre de 2005. Santos prevê que este ano o crescimento será de 20%. "Estamos diminuindo o endividamento, o menor trade de televisão do País", comemorou Santos.
Tecnologia e cenário
Além da credibilidade transmitida pela jornalista Ana Paula Padrão e pela equipe de profissionais distribuídos pelo Brasil e exterior, outro trunfo apresentado pelo SBT Brasil são as novidades estéticas trazidas pelo telejornal. O novo cenário, montado em um estúdio separado da redação, traz várias inovações na parte tecnológica. Um telão de 6,20m x 2,50m, com quatro projetores, fica atrás da apresentadora mostrando imagens reais, com cores diferenciadas de todas as demais já existentes no mercado. O sistema de captação de imagens é digital, feito através de DVDs especiais, abolindo assim o sistema de fitas. Um moderno recurso tecnológico integra produções de texto, vídeo e arquivo de imagens, tudo em um mesmo programa chamado de ENPS.
