A aposta do SBT para começar a chamar a atenção na faixa das 19h é usar armas que seus maiores concorrentes, Globo e Record, conhecem muito bem: rostos famosos como os das atrizes Betty Faria e Jussara Freire e o talento para escrever do novelista Tiago Santiago, ex-Record.

continua após a publicidade

Depois de duas novelas dramáticas de Íris Abravanel e a suada marca de 5 pontos no Ibope, Silvio Santos foi pessoalmente até a casa do novelista Vicente Sesso pedir os direitos da comédia cotidiana “Uma Rosa Com Amor”, novela exibida pela Globo na década de 70 e que estreia no SBT em fevereiro do ano que vem.

Em vez de Íris Abravanel, é Tiago Santiago quem adapta o texto. Para isso, o autor, que deixou neste ano a Record, depois de três anos escrevendo as novelas da saga “Os Mutantes”, resolver mudar seu estilo de escrever.

Saem os efeitos especiais, entra a comédia. “Eu tenho quatro novelas para escrever aqui, mas preferi apostar no estilo familiar. Com essa novela eu já tenho um público garantido, o povo de 45 anos que acompanhou a primeira versão.”

continua após a publicidade

Com Tiago Santiago no banco de autores do canal, Íris Abravanel planeja revezar o horário com o recém-chegado. “E quem sabe aprender com ele também. A contratação dele é sinal que o Silvio está dando credibilidade para a dramaturgia.

Agora, o foco são as novelas, mas já estamos pensado em alguns seriados”, adianta Íris. De fato, a ideia de Silvio Santos é alcançar mais pontos no Ibope com a dramaturgia. “Conversamos sobre algo em torno de dois dígitos (mínimo de 10 pontos). Quem sabe esse elenco nos ajuda”, conta Tiago Santiago.

continua após a publicidade

Participam da novela Carla Marins, Luciana Vendramini, Tony Garrido, Mônica Carvalho e Isadora Ribeiro. Mas é a ex-global Betty Faria o principal trunfo do SBT na busca por audiência. Mal aproveitada na Globo, com a qual mantinha um contrato por obras, a artista diz que assinou com o SBT “para não enlouquecer” por ficar sem fazer nada.

“O projeto dessa mulher (Íris) é incrível. Ela está reconstruindo cenários da novela Éramos Seis. Eu vim para cá por isso e também porque nunca fui de lugar nenhum”, diz Betty. “Eu trabalhava na Globo. Fiz alguns trabalhos de que gostei, outros não. Mas não era contratada.” A última novela da qual Betty participou foi “Duas Caras” (2007), de Aguinaldo Silva.

“Uma Rosa com Amor” conta a história de um cortiço no bairro do Bexiga, em São Paulo. Na trama, Betty Faria é Amália Petroni, uma típica mama italiana, com sotaque levemente carregado. Betty está confiante. “Atrizes maduras, talentosas, inteligentes e competentes existem muitas no Brasil. Mas com o campo de trabalho que tenho atualmente são poucas.” As informações são do Jornal da Tarde.