A programação das emissoras em janeiro e fevereiro já dá uma dica de como será o ano para o espectador em 2003. Ao contrário das temporadas anteriores, desta vez a maioria das emissoras não fará programas itinerantes e nem vai usar o verão como principal gancho para fisgar a audiência nas férias escolares. Na verdade, Globo, SBT, Band, Record e Rede TV! vão trilhar caminhos bem diferentes.
Mas quem deve surpreender em 2003 é mesmo o SBT, que aos poucos vai abrindo espaço na programação para áreas pouco exploradas pelo Dono do Baú. A emissora de Sílvio Santos está sondando a jornalista Lilian Wite Fibe para comandar um telejornal na casa, pretende estrear ainda este ano um segundo horário para novelas próprias e aposta em um novo formato de ?reality-show?. É “O Conquistador do Fim do Mundo” que será gravado em janeiro na Patagônia e vai envolver concorrentes de cinco países. Mas o diferencial mesmo é a emissora voltar a investir em futebol. Além do “Campeonato Sul-Americano de Seleções Sub-20”, o SBT exibe a partir de 25 de janeiro o “Campeonato Paulista”. O detalhe é que o SBT vai abrir espaço para transmitir um jogo às quartas, às 21 h, dois no sábado, às 16h e 18h, e mais um aos domingos, às 11h. A emissora contratou o apresentador Elia Júnior, a repórter Silvia Vinhas e os narradores Dirceu Maravilha e Paulo Andrade. “O SBT investir no esporte é excelente para todos. O espectador tem mais opções de jogos, o profissional da área mais campo de trabalho e a emissora um produto que é bom de audiência”, resume o cantor e jornalista Léo Jayme, que será comentarista ao lado do ex-goleiro Zetti e de Mariah Morais.
Band
Se a programação do SBT vai ganhando uma maior variedade de atrações, a Band acaba entrando em 2003 de maneira taciturna. Desde o dia 1.º de janeiro que a emissora vendeu o horário mais nobre da programação para o religioso “Show da Fé”. Exibido entre 20h30 e 21h15, a produção é assinada pela Igreja Internacional da Graça, que já tem produções parecidas na CNT e Rede TV!, só que em horários alternativos. Conhecida por organizar no país o primeiro debate político entre presidenciáveis em 1989, a Band já foi sinônimo de emissora que cobre esportes olímpicos. Com o aluguel do horário para a Igreja Internacional da Graça, a emissora terá que reduzir o tempo de alguns programas, como o “SobControle”, de Marcos Mion, por exemplo. A Band já estuda também estabelecer uma faixa especial para as 22 h, provavelmente a partir de março, com duas sessões de filmes e três produções especiais. Mas, por enquanto, a emissora se preocupa mais em amenizar o fato de incluir um religioso em pleno horário nobre. “Programas religiosos estão presentes em várias emissoras, inclusive a Globo, com missas católicas. Portanto, é um gênero costumeiro na mídia e que mostra a grade pluralista da Band”, defende-se Antônio Teles, consultor da presidência do Grupo Bandeirantes.
Já na Record e Rede TV! o ano de 2003 começa com uma programação “magra” mesmo. Ambas irão preencher a grade com inúmeros reprises ou programas já gravados antes do Natal. Na Record, a única produção que terá programas inéditos é o “Jogos de Família”, apresentado por Otaviano Costa. Entre os dias 13 e 20 de janeiro se enfrentam os gêmeos Flávio e Gustavo e o grupo Fat Family e entre 20 e 23 de janeiro é a vez de Mariana Kupfer e Vinny disputarem a atração. “Estou entrando o ano trabalhando e só posso comemorar. Espero muito mais para 2003”, torce Otaviano.
Novidades e continuações
# Planejados para durar menos de 20 episódios, os programas “Os Normais” e “A Grande Família” estão confirmadíssimos na grade da Globo em 2003 pelo terceiro ano consecutivo.
# A Band planeja exibir um sessão especial de filmes direcionados para os espectadores em férias durante janeiro e fevereiro de 2003.
# O projeto “Casa da Praia”, da MTV, vai abrigar seis programas diferentes. Entre eles o “Notícias de Biquíni”, com Cazé e Daniella Cicarelli, e o “Luau”, apresentado por Sarah Oliveira.
# O SBT estréia a próxima novela produzida em parceria com a Televisa em março. É a sugestiva “Jamais Te Esquecerei”.
# O ?game? “No Limite”, da Globo, e o ?reality- show? “Casa dos Artistas”, do SBT, apesar de não estarem descartados, ainda não têm data para ser produzidos em 2003 pelas respectivas emissoras.