Samba de raiz de alta qualidade é o que o público irá encontrar hoje, no Centro Juvenil de Artes Plásticas, em Curitiba. O evento, que faz parte do projeto Música nos Museus, da Secretaria de Estado da Cultura (Seec), traz a cantora Lucymar Nicastro, Guego Favetti (voz e violão), Adelson Padilha (cavaquinho) e Zezinho do Pandeiro fazendo releituras do compositor carioca Noel Rosa, um dos mais importantes da Música Popular Brasileira (MPB). A apresentação está marcada para às 18h30 e a entrada é gratuita.
Para Nicastro, que canta profissionalmente na capital paranaense há 13 anos, trata-se de algo singular, pois leva música para um espaço destinado a um outro tipo de arte.
“É interessante para as pessoas verem esse “choque’ de artes. Além disso, o fato de mostrar as belas canções de Noel Rosa serve como uma espécie de resgate da boa música brasileira. Acredito que o público tem muito a ganhar em apreciar esse show”, afirma.
Para a realização deste projeto, a cantora diz que só foi possível graças ao trabalho da Seec. “A secretaria dá muito apoio para os músicos paranaenses. Esse tipo de trabalho nos motiva bastante, isso sem contar que é uma boa maneira de difundir a cultura”, opina.
Para a realização da apresentação, Nicastro revela que ela e seus companheiros se cercaram de todo o cuidado para lidar com a obra deste mestre da música brasileira.
“Para qualquer pessoa que gosta e trabalha com samba de raiz, fazer um show com um repertório do Noel Rosa é extremamente gratificante. Selecionamos bem suas músicas e vamos contar histórias de como elas foram compostas. Por exemplo, Noel escreveu Três apitos em homenagem para uma de suas namoradas, Josefina, que tinha vergonha da sua condição de operária. Vamos usar ainda uma imagem de uma caricatura do Noel, pintada pelo artista plástico Elifas Andreato, que já fez capas para Chico Buarque, Elis Regina, entre outros”, explica.
Nicastro diz também sobre o que o sambista gostava de compor e cantar. “Ele era um artista multifacetado, pois suas obras falam, além de mulheres, sobre a vida, a boêmia, consciência política e da Vila Isabel, uma de suas grandes paixões. O seu samba é da mais alta qualidade e quem tem contato com sua música, logo se apaixona. Noel nos deixou poesia, sensibilidade, aquele pequeno detalhe que faz a alma da gente sorrir, quando ouve ou quando canta”, revela.
Para ela, apresentar este trabalho é uma maneira de manter viva a qualidade da música brasileira. “Encaro isso como uma missão. Nós trabalhamos de maneira cuidadosa para homenagear artistas que eu considero como os grandes mestres da MPB. Poder mostrar isso para as pessoas é algo maravilhoso”, conclui.
Serviço
Música nos museus – Espetáculo Noel Rosa – 100 anos. Apresentação da cantora Lucymar Nicastro, Guego Favetti (voz e violão), Adelson Padilha (cavaquinho) e Zezinho do Pandeiro Única apresentação hoje, às 18h30, no Centro Juvenil de Artes Plásticas (Rua Mateus Leme, 56, no Largo da Ordem, em Curitiba). Entrada franca.