O sambista carioca Tantinho volta a Curitiba para lançar dois álbuns próprios. Ambos os discos são frutos de seu trabalho de pesquisa sobre os compositores da escola de samba que ele acompanha desde criança, a Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira.
O álbum duplo Tantinho, memória em verde e rosa foi lançado em 2006 e conquistou o Prêmio Tim de Música no ano seguinte na categoria melhor álbum de samba.
Este trabalho resgata 32 obras de autores diversos da Mangueira, feitas entre 1930 e 1960. No repertório há canções de Cartola, Geraldo Pereira, Nelson Cavaquinho, Carlos Cachaça, Gradim, Alfredo Português, entre outros compositores mangueirenses quase anônimos do grande público. O mais recente, Tantinho canta Padeirinho da Mangueira foi lançado em 2009.
O trabalho homenageia Osvaldo Vitalino de Oliveira (1927-1987), mais conhecido como Padeirinho (que apesar de passar a vida trabalhando como estivador, era assim chamado por ser filho de um padeiro).
Foi um sambista versátil, que criava sambas enredo, de gafieira, de terreiro, partido alto, entre outras vertentes. Não teve o mesmo reconhecimento de Cartola e Nelson Cavaquinho, mas suas composições foram gravadas por intérpretes como Jamelão, João Nogueira, Jards Macalé, Beth Carvalho, Nara Leão e Germano Mathias.
No show, Tantinho estará acompanhado por oito músicos paranaenses, entre eles Julião Boêmio (cavaquinho), Vina Chamorro (violão de 7 cordas) e Daniel Miranda (sax alto e clarinete).
O repertório da apresentação inclui canções como Saudades da Mangueira, A situação do escurinho, Terreiro de Itacuruçá, Agoniza mas não morre, entre outras.
O show acontece hoje, às 2030, no Teatro da Reitoria (Rua XV de Novembro, 1299, Centro). Ingressos a R$ 15,00, à venda no bar CanaBenta (Av. Itupava, 1431, Alto da XV), Cimples Ócio (Rua Miguel Jorge Nasser, 206, bairro Tingui) e no local.