O arquiteto Salvador Gnoato, doutor em Arquitetura pela Universidade de São Paulo e professor da Universidade Católica do Paraná, é o convidado para a 14.ª edição da Hora da Prosa. programa desenvolvido pela diretoria de Hora da Prosa. Ele apresentará reflexões sobre a arquitetura moderna em Curitiba. O encontro acontece hoje, às 18h, na Casa Romário Martins (Largo da Ordem, 30).
?A reflexão sobre esse tema é oportuna, pois a arquitetura contemporânea ainda se utiliza do vocabulário dos modernos?, diz o arquiteto Salvador Gnoato. A arquitetura moderna compreende as edificações executadas de 1930 a 1970, período que corresponde ao início do processo de industrialização do País.
Gnoato apresenta um pouco dessa história, comentando sobre as edificações mais significativas dessa época, como a Casa Frederico Kirchgässner, de 1930, consagrada como a primeira obra moderna de Curitiba. Segundo o arquiteto, nos anos 50s, o Estado do Paraná adotou a arquitetura como símbolo de modernidade. É um período fértil, em que aparecem o Centro Cívico, o Teatro Guaíra e a Biblioteca Pública do Paraná.
Serviço
Hora da Prosa reflexões acerca da arquitetura moderna em Curitiba, com Salvador Gnoato. Casa Romário Martins (Largo da Ordem, 30), hoje às 18h. Entrada franca.