continua após a publicidade

Pedro Paulo Figueiredo/Carta Z Notícias
Pérola Faria: ?Acho que a novela veio na hora certa. Estou confiante e dando o melhor de mim?.

Páginas da Vida representa para Pérola Faria mais que a sua estréia na tevê. Escolhida pessoalmente pelo autor Manoel Carlos e pelo diretor Jayme Monjardim, a carioca de 15 anos começa sua trajetória televisiva com um personagem que mescla duas de suas maiores paixões: a interpretação e a dança. Nesta segunda fase da novela da Globo, ela vive a bailarina Giselle, interpretada nos primeiros 40 capítulos pela também ?debutante? Rachel de Queiroz. Além da estréia, sua participação reserva ainda duas importantes histórias. Giselle sofrerá de bulimia e viverá uma cativante história de amor com Luciano, jovem pianista interpretado por Rafael Almeida – outro ?calouro? na televisão. ?Acho que essa novela veio na hora certa! Estou confiante e dando o melhor de mim. Espero que o público goste do trabalho?, torce Pérola.

Na primeira fase da trama, quando tinha apenas dez anos, Giselle sofria com as imposições da mãe Anna Maria, uma bailarina frustrada interpretada por Deborah Evelyn. A menina era forçada a fazer aulas de balé clássico e comia somente refeições de baixa caloria, tudo vigiado ?de pertinho? por Anna. Por conta disso, ela vivia comendo doces e guloseimas escondida, não sentia prazer pela dança e tinha como melhor amigo seu pai Miroel, vivido por Ângelo Antonio. ?A Rachel deu um show de interpretação. Mas não estou preocupada. Nós interpretamos a Giselle em fases totalmente diferentes. O público vai entender essa diferença?, pondera a atriz.

continua após a publicidade

 Cinco anos depois, na fase atual da trama, Giselle torna-se uma adolescente triste e introspectiva. Com a separação dos pais e a obsessão da mãe em transformá-la numa destacada bailarina, ela acaba desenvolvendo um sério distúrbio alimentar. ?Conversei com uma menina que sofre de bulimia e consegui entender mais a gravidade do assunto. Foi importante esse laboratório, pois vou transmitir mais verdade nela?, avalia Pérola, que também pesquisou sobre o problema na internet e colheu outros depoimentos. Apesar da tristeza provocada pela doença, é na segunda fase de Páginas da Vida que Giselle encontrará a alegria, até então, ausente em sua vida.

 Assim que conhece Luciano, seu vizinho de apartamento, a moça passa a sonhar com o rapaz – embalada pelas melancólicas melodias executadas por ele ao piano. De tanto apreciá-las, Giselle acaba se apaixonando pelo jovem pianista. Só então a menina, que detestava as aulas de dança, se vê completamente arrebatada pelo balé clássico. ?Tenho me dedicado muito ao balé, assim como o Rafael Almeida tem se dedicado às aulas de piano?, ressalta a atriz. Como este será o primeiro romance vivido pelos jovens atores, os dois receberam auxílio da ?coach? Rossella Terranova para ajudar a criar uma ?química? convincente entre os personagens.

continua após a publicidade

Superada a ansiedade das primeiras gravações, Pérola se diz totalmente adaptada à sua nova ?rotina? de vida. A atriz, que cursa a sétima série do ensino fundamental, começou a freqüentar as gravações de Páginas da Vida ainda durante a primeira fase da novela. Embora a Giselle seja seu primeiro papel na tevê, Pérola fez três curta-metragens dirigidos e roterizados por Márcio Augusto. No teatro, fez duas peças, com destaque para uma adaptação de 20 minutos do filme Corra, Lola, Corra, de Tom Tykwer – que chegou a ficar em cartaz no Sesc Tijuca, no Rio de Janeiro. Dedicada, tudo que ela quer é fazer o seu melhor. ?Atuar numa novela das oito é uma grande responsabilidade. Mas não fico pensando nisso. Comecei a me preparar desde criança, quando descobri que queria ser atriz?, minimiza.