Hoje é o Dia Internacional do Teatro Infanto-Juvenil, comemorado em 75 países. As comemorações acontecem também em todo o Brasil. Aproveite a oportunidade e leve as crianças ao teatro. Novidades não faltam durante o Festival de Curitiba. Destaque para a peça Flamingo dirigida e interpretada por Anne Westphal e seus bonecos gigantes.
A temática desse espetáculo se preocupa com um pensamento de consciência ecológica e com uma atitude de não-violência e paz. A cena mostra um grande embrulho cor-de-rosa, que vai aos poucos adquirindo vida e, ao invés de simples cenário, revela-se o herói do espetáculo: um exótico e gigantesco pássaro.
Começa a descobrir o mundo ao seu redor e também percebe algumas diferenças. Em certo momento descobre um local onde é depósitado lixo, – e ele, por curiosidade e sem perceber, deixa o ambiente em um estado caótico.
No meio dos sacos de lixo ele encontra um que se destaca pela cor rosa… Perplexo, resolve tirar este e deixar bem protegido num lugar seguro. Olhando para o que aconteceu, ele então começa a organizar o lixo espalhado. E a estória finaliza em um momento singelo e poético, pois, do montão do lixo nasce uma flor, e do pequeno embrulho cor-de-rosa nasce um flamingo miniatura….
Ressaltam-se os diversos aspectos do espetáculo:
– a linguagem não-verbal que se articula em um tempo lúdico-poético, ora comtemplativo,
– a leveza e a simplicidade do material empregado aliado a criatividade na manipulação e transformação do mesmo,
– a praticidade e a engenharia sem contra-regragem,
– a plasticidade,
– a exploração do movimento,
– a pesquisa profunda da temática.
Parece uma idéia difícil, mas as soluções que Anne colocou no palco obtiveram bons resultados.
Para meninos e meninas pré-adolescentes.
Serviço:
Na mostra Fringe, hoje ao meio-dia e amanhã às 3 da tarde. No Teatro Saltimbancos, Rua Comendador Macedo 330, Tel. 362 2869. Duração do espetáculo: 45 min.
![Grupos de WhatsApp da Tribuna](/resources/images/blocks/whatsapp-groups/logo-whatsapp.png)