Criada há cerca de 30 anos e transformada neste período em uma das principais companhias de dança da Rússia, berço do balé internacional, o Russian State Ballet está em turnê pelo Brasil. No palco, uma noite mágica para os aficionados da dança: a companhia apresenta para o público brasileiro uma noite de gala, reunindo no programa grandes momentos do balé clássico, com trechos de obras-primas consagradas em todo o mundo, como o Lago dos cisnes, O corsário, Don Quixote, Sherazade, entre outros. A turnê brasileira do Russian State Ballet, com o espetáculo Jóias do Balé Russo, chega a Curitiba nesta quarta-feira, onde se apresentam no Teatro Positivo.
Com quase trinta anos de história, o repertório do Russian State Ballet inclui obras-primas do mundo do balé clássico e o melhor das coreografias modernas e contemporâneas. A meta principal do Russian State Ballet é preservar a herança da coreografia russa e da Europa ocidental, paralelamente à busca de novas formas de dança.
O Russian State Ballet é internacionalmente reconhecido como uma companhia de ponta. Ele recebeu numerosos prêmios. O sonho de Irina Tichomirova, primeira-bailarina do Ballet Bolshoi e diretora da Sociedade Filarmônica de Moscou, era criar o Russian State Ballet. Ela tinha 62 anos quando viu seu sonho tornar-se realidade em 1979. Astros talentosos dos prestigiosos balés Bolshoi, Kirov e Stanislavski reuniram-se para assumir o desafio do projeto: formar um conjunto itinerante da mais alta qualidade, que lançaria em forma de dança, nos corações do público de todo o mundo, a mensagem do balé russo.
Sob a liderança do astro e coreógrafo do Bolshoi Viatcheslav Gordeev, o Russian State Ballet foi moldado no mais elevado grau de expressão artística e controle corporal. Com seus cinqüenta solistas, entre os quais se encontram vários laureados em concursos nacionais e internacionais de balé, o Russian State Ballet é, ao lado dos balés Kirov e Bolshoi, a mais famosa companhia de balé da Rússia. Até Mikhail Gorbachev, como grande admirador e incentivador do Russian State Ballet, atuou como patrocinador de algumas de suas turnês.
Viacheslav Gordeev, o diretor artístico
É o criador, diretor artístico e diretor-geral do Russian State Ballet de Moscou. Graças à sua atividade nos quase trinta anos de existência da companhia, tornou-se um dos maiores expoentes da dança clássica daquele país. Gordeev recebeu o título de ?Melhor Coreógrafo? (1992), outorgado pelo Associação de Empresários Europeus. Desde 1999 é o representante oficial da Fundação Rudolf Nureyev na Rússia e países da CEI. Na temporada de 1998-99 dirigiu uma remontagem bastante original do balé A Bela Adormecida, de Tchaikovsky, que obteve retumbante sucesso não só em Moscou, como nos palcos mais importantes da Noruega, Suécia, Irlanda e Alemanha (temporada 1999-2000). É também o autor de uma nova remontagem de Cinderela.
Bailarino, mestre-de-balé e coreógrafo, Viacheslav Gordeev nasceu em Moscou em 1948. Entre seus principais papéis destacam-se os de Arlequim (O quebra-nozes), Basílio (Don Quixote), Príncipe (O quebra-nozes), Albrecht (Giselle), os papéis-título em Spartacus e Ícaro e Romeu (Romeu e Julieta). Entre 1995 e 1997 foi diretor artístico do corpo de baile do Teatro Bolshoi e assinou a remontagem tanto de obras clássicas de balé como de composições e arranjos coreográficos.
Serviço
Russian State Ballet.
Local: Teatro Positivo Grande Auditório (Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300, Campo Comprido).
Data: 2 de abril, quarta-feira
Horário: 21h. Vendas: Bilheteria Teatro Positivo (das 9h às 21h). Disk Ingressos: (41) 3315-0806. http://www.diskingressos.com.br.