Você pode até não conhecer tão bem a banda Roupa Nova, mas já deve ter se pegado cantarolando alguns dos seus sucessos de novela. Com 30 anos de estrada, o Roupa Nova se mantém firme e forte, no posto de recordista em execução em folhetins. “São mais de 30 músicas em novelas, entre temas principais e aberturas”, calcula Paulinho, vocalista e percussionista do grupo. E são com essas músicas que fizeram parte da trilha de muitas gerações, na TV e fora dela, que a banda comemora suas três décadas numa turnê que passa hoje e amanhã pelo Credicard Hall, em São Paulo.
No set list do show, a banda não costuma economizar nos hits: “Linda Demais”, “Dona”, “Whisky a Go Go”, “Volta Pra Mim”, “Seguindo no Trem Azul”, “A Viagem”, “Coração Pirata”, entre outros. Depois de atender aos pedidos dos fãs, o sexteto reserva o final do show para homenagear quem eles próprios admiram, bandas celebradas, como Pink Floyd, Beatles, Rolling Stones e Queen.
Nessa trajetória de 30 anos, a TV sempre foi uma grande aliada do grupo. E isso nem eles mesmo negam – ou renegam. Para Paulinho, é importante as canções do Roupa Nova ganharem visibilidade em novelas. “A dramaturgia brasileira é forte. Vale a pena, porque sua música entra na casa das outras pessoas todos os dias”, observa ele. “E graças a Deus, quase sempre pegamos boas novelas e bons personagens”. Um exemplo disso foi “Whisky a Go Go”, tema de abertura da novela “Um Sonho a Mais”, de 1985, com todos aqueles figurantes, com ares de anos 60, dançando num grande baile. “Essa é uma música de novela nossa que até hoje é lembrada pelas classes A, B e C”, conta. Já “Dona”, que está num álbum da banda de 1985, marcou a personagem Viúva Porcina, de Regina Duarte, em “Roque Santeiro”. Nesse álbum, aliás, estão outros sucessos do grupo, como “Linda Demais”. “Esse disco nos abriu portas para fazermos shows no exterior, como Portugal”.
Nessa época, “Dona” e “Linda Demais” chegaram a ocupar os primeiros lugares nas paradas portuguesas, brigando de igual para igual com gente como Phil Collins e Michael Jackson. Mas houve também momentos em que a música não funcionou tão bem. Paulinho lembra do caso da canção “De Volta ao Começo”, tema de João Pedro (Marcos Palmeira), filho de Zé Inocêncio (Antonio Fagundes), na novela “Renascer”, de 1993. “Tem a passagem dele do campo para a cidade. Mas todo o elenco foi para o mato e a música ficou na cidade”. As informações são do Jornal da Tarde.
Roupa Nova – Hoje e amanhã, às 22h. Credicard Hall (Av. das Nações Unidas, 17.955, Santo Amaro). Tel. (011) 4003-6464. Ingressos: R$ 60 a R$ 170