Tocar e gravar no lendário estúdio Abbey Road, em Londres, faz parte do sonho de qualquer artista desde que o local virou um ícone, por causa dos The Beatles. Justamente por isso a emoção tomou conta da veterana banda Roupa Nova, que gravou um novo álbum, com músicas inéditas, na Abbey Road.

continua após a publicidade

Uma megaestrutura foi montada para este trabalho, intitulado de Roupa Nova em Londres, que também foi registrado em DVD. Os dois já estão à venda. Em pouco mais de vinte dias após o lançamento, o CD já é disco de ouro, com 50 mil cópias vendidas no País.

Depois do sucesso de dois shows acústicos, o Roupa Nova tinha um desafio pela frente: lançar músicas inéditas. Nos DVDs dos acústicos, havia canções novas, mas fazia tempo que o grupo não lançava um álbum composto somente por faixas inéditas. O último foi há 8 anos.

“Existe um problema mundial. Todo artista que constroi uma carreira muito longa e com muitos hits, tem que ultrapassar essas barreiras com as músicas novas”, afirma o baixista Nando. Para completar, o álbum ainda contém uma canção dos The Beatles: She’s leaving home.

continua após a publicidade

Para dar força e emoção às músicas inéditas, surgiu a idéia de gravar na Abbey Road. “Só uma banda que tem controle sobre o próprio trabalho tem condição disso. Foram 25 pessoas em Londres, além de estrutura, aluguel do estúdio, filmagens. Foi uma empreitada muito grande”, comenta.

O CD Roupa Nova em Londres foi lançado pelo selo próprio do grupo. As gravações aconteceram em outubro do ano passado, tendo como convidado especial o engenheiro de som Moogie Canazio, que se tornou o co-produtor do álbum. As sessões de gravação e a aventura em Londres foram registradas por uma equipe de filmagem, liderada pela diretora Joana Mazzuchelli.

continua após a publicidade

“A minha geração inteira foi influenciada pelos Beatles. Eles foram o primeiro fenômeno global da música. Depois de tanto trabalho que tivemos para realizar esse sonho, entrar naquele templo foi uma responsabilidade enorme, mas também uma emoção indiscritível”, avalia Nando.

O Roupa Nova já está divulgando o novo trabalho com apresentações. O baixista explica que a turnê pelo Brasil nunca acaba. São, em média, 125 shows por ano. “Já estamos colocando na estrada algumas músicas do novo CD, como Toma conta de mim, Cantar faz feliz o coração e Reacender. Já estamos modificando parte das estruturas para o show e seguimos tocando”, conta Nando. O Roupa Nova faz um show em Curitiba no dia 6 de junho, no Teatro Positivo.