?Romeu e Julieta? empolga platéia em Curitiba

O público respondeu com entusiasmo ao espetáculo Romeu e Julieta, apresentado pelo Balé Teatro Guaíra e Orquestra Sinfônica do Paraná, na estréia, na noite desta quarta-feira (23), no Guairão. ?A iluminação, a cor, os figurinos, a forma de harmonizar a música a uma coreografia contemporânea e o humor foram utilizados na dose certa?, avalia o universitário Octavio Mansur.

?Magnífico?, completou Selma Regina de Castro, que junto com Luis Gaspavovic, reconheceu a sensibilidade do coreógrafo em utilizar a irreverência e a criatividade para conduzir a trama. ?É um espetáculo plástico, alegre, colorido, de muita sensibilidade e romantismo, principalmente porque une balé e orquestra. Amo a Orquestra Sinfônica do Paraná?, completa a professora Mara Lima.

O coreógrafo Luiz Fernando Bongiovanni pontuou algumas inovações inseridas nas cenas como grandes atrativos para o público. Julieta, por exemplo, em alguns momentos, é representada por sete bailarinas. ?São as cenas finais em que a bailarina vive intensamente o amor por Romeu e elabora a trama da morte. As sete bailarinas se movimentam de forma a transmitir tudo que é etéreo e mágico no amor?, explica.

Outra mudança é a transformação do estereótipo da criada que acompanha Julieta durante toda a história. ?Ela é protagonizada por um homem e apresenta-se com um acentuado senso de humor, que deixa o espetáculo mais alegre?, conta Bongiovanni. ?As supervisoras do destino, "as parcas" da mitologia romana, facilitam a passagem de cenas para o público, no que se refere às tramas do destino?.

Abrangência

?A coreografia contemporânea e o toque de humor fazem com que a montagem paranaense seja apreciada por todas as camadas sociais em diferentes níveis culturais?, afirma a secretária da Cultura, Vera Mussi. ?Depois das nove apresentações em Curitiba, vamos buscar recursos para apresentar o espetáculo no interior e levar cultura ao povo, especialmente porque o Paraná possui bons teatros localizados em regiões estratégicas, todos capazes de apresentar produções deste porte.?

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo