Romance de Hilary Mantel leva prêmio Booker Prize

O romance “Wolf Hall”, um relato de intriga política ocorrido no reinado de Henrique VIII, rendeu hoje o respeitado prêmio Booker Prize à escritora Hilary Mantel. Ela receberá 50 mil libras (US$ 80 mil).

A obra descreve a convulsão provocada pelo desejo do rei de se casar com Ana Bolena, a partir da perspectiva do conselheiro real Thomas Cromwell. O romance enfrentou dura concorrência de autores já premiados em edições anteriores, como A.S. Byatt e o prêmio Nobel J.M. Coetzee.

A ação de “Wolf Hall” se passa durante o reinado de Henrique VIII e mostra o desejo do monarca de ter um herdeiro homem. A obsessão levou-o a se separar da primeira mulher, Catarina de Aragão, para se casar com Ana Bolena. Ante a recusa do Vaticano de anular o primeiro matrimônio, o rei renegou a autoridade do pontífice e se instalou como chefe da igreja na Inglaterra.

Hilary Mantel, de 57 anos, trabalhou como assistente social e crítica de cinema e já escreveu contos, um livro de memórias e vários romances. “Wolf Hall” é fruto de cinco anos de trabalho e terá uma continuação.

O Booker Prize pode impulsionar bastante as vendas das obras literárias. O ganhador do ano passado, “O Tigre Branco”, do indiano Aravind Adiga, já vendeu mais de meio milhão de exemplares e foi traduzido para 30 idiomas.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna